Notícia

Ver notícia

Novo sistema será implantado pela Águas do Rio em cerca de 50 reservatórios de 12 cidades do interior fluminense

Um novo sistema para controlar a pressão dos reservatórios de água começou a ser implantado no interior fluminense pela Águas do Rio. Para monitorar o nível da água 24 horas por dia, ele utiliza placas solares que fazem a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios. A primeira unidade a contar com o equipamento fica em Cantagalo, na Região Serrana.

Cerca de 50 reservatórios de 12 municípios – Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Miracema, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e São Francisco de Itabapoana – receberão o mesmo sistema, que gera energia limpa e de forma sustentável.

De acordo com Gabriela Coutinho, gerente de Operações da Águas do Rio, a iniciativa tem o objetivo de evitar possíveis transbordos nos reservatórios e é uma solução diante das dificuldades de operar em áreas mais isoladas que sofrem com o fornecimento irregular de energia elétrica.

“Com as unidades monitoradas a distância, podemos parar de enviar água quando o nível do reservatório estiver no limite. Desta maneira, evitamos as perdas de água tratada e temos também um ganho em eficiência energética dos equipamentos de bombeamento. Além disso, trata-se de uma estratégia que prioriza a utilização de recursos sustentáveis”, explicou. 

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.