Notícia

Ver notícia

Águas do Rio instalou dispositivos que monitoram a rede de água, proporcionando mais segurança operacional

 

A cidade de São Francisco de Itabapoana é a primeira da área de concessão da Águas do Rio no interior do estado a ter o sistema de abastecimento totalmente automatizado. Esta tecnologia permite o monitoramento estratégico durante 24h por dia, em tempo real, pelo Centro de Operações Integradas (COI), trazendo mais segurança operacional.

O processo de modernização do sistema começou em fevereiro e foi concluído neste mês. A intervenção foi realizada a partir da instalação de oito painéis eletrônicos pelas unidades de tratamento e poços de captação de água bruta. Cada painel é acompanhado de sensores que acompanham a pressão nas redes de abastecimento e de dispositivos que também analisam o desempenho do sistema de bombeamento. Dessa forma, o funcionamento da rede de água se tornou mais eficiente, garantindo o abastecimento contínuo para a população de São Francisco de Itabapoana.

“A automatização do sistema também é fundamental para que tenhamos tempo hábil para realizarmos intervenções corretivas com mais agilidade e com menos reflexo para o fornecimento de água para os clientes atendidos pela concessionária”, avalia o Coordenador de Automação da Águas do Rio, Victor Barreto.

As melhorias no sistema de água em São Francisco de Itabapoana não param por aqui. A empresa cumpre, diariamente, um rigoroso controle de qualidade que inclui coleta e análise para garantir que a água distribuída pela rede pública esteja dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Em virtude do aumento de pessoas durante o verão, o consumo de água também se torna mais elevado, exigindo da concessionária o desenvolvimento de um plano especial para a temporada mais quente do ano. Para isso, a empresa também investiu em dispositivos que fazem o monitoramento populacional através de contadores de veículos, que funcionam por meio de câmeras interligadas a um software para calcular o número de pessoas a partir do tamanho do veículo.

“O uso dessa tecnologia é fundamental para o saneamento porque, a partir da variação da população flutuante, nós conseguimos, em médio prazo, melhorar a estratégia de abastecimento nos períodos de maior consumo de água”, reforça José Carlos Almeida, diretor-executivo da Águas do Rio no interior do estado.

As intervenções realizadas fazem parte do pacote de melhorias previstas para o município do Norte Fluminense, onde a Águas do Rio vai investir mais de R$ 44 milhões nos sistemas de água e coleta e tratamento de esgoto nos próximos cinco anos.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.