Notícia

Ver notícia

Intervenção permite que a Águas do Rio faça o monitoramento do sistema remotamente em tempo real

 

Diretor executivo José Carlos Almeida (centro) acompanhou o primeiro dia

 A Águas do Rio deu, hoje, o pontapé inicial nas operações dos sistemas de água e esgoto da cidade de São Francisco de Itabapoana. A concessionária vai investir mais de R$44 milhões até o ano de 2026 para elevar os índices de saneamento no município da região Norte do estado. Neste primeiro dia de atividades, a empresa fez vistorias na unidade de tratamento de Gargaú, onde é feita captação, tratamento e distribuição de água para o município.

“É com grande satisfação que demos início ao cronograma de atividades no setor de saneamento em São Francisco de Itabapoana. Mais do que ampliar o sistema de abastecimento de água e fazer a coleta e tratamento de esgoto, nossa meta também é levar qualidade de vida para as famílias do município através do saneamento básico”, comemorou José Carlos Almeida, diretor executivo da Águas do Rio.

A concessionária já instalou equipamentos modernos e interligou o sistema de abastecimento ao Centro de Operações Integradas (COI), que permite realizar o monitoramento do desempenho das estruturas da empresa durante 24 horas, e também vai fazer testes de vazão em nove poços para avaliar a capacidade de captação. Após as intervenções iniciais, mais de oito mil famílias serão beneficiadas com fornecimento de água contínuo. Notícia que deixou o vice-prefeito do município, Alysson Souza, com grande expectativa.

“A Águas do Rio representa a esperança por uma nova realidade no saneamento básico de São Francisco de Itabapoana. O sistema não era eficiente e a qualidade da água era muito ruim. Agora, estamos felizes e com uma expectativa muito grande para levar o bem-estar que a população merece”, avaliou.

Além das atividades voltadas para o setor de saneamento, a concessionária também conta com uma série de programas de responsabilidade socioambiental voltados para todos os públicos. Um deles é o Saúde Nota 10, que leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. Já o programa ‘Afluentes’ tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal.

A Águas do Rio é a concessionária responsável pelas atividades do setor de saneamento básico em 12 cidades localizadas entre as regiões Norte, Noroeste, Serrana, Metropolitana e Baixada Litorânea. A empresa começou a operar os sistemas de saneamento básico em 27 cidades do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (01/11). Para isso, a concessionária assinou, em agosto deste ano, contrato com o governo do estado e as prefeituras dos municípios das respectivas regiões.

A concessionária é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país, e está comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.