Notícia

Ver notícia

Águas do Rio atua na Estação de Tratamento de Água e nos canais de captação do rio Bacaxá

 

Para melhorar o abastecimento e garantir a qualidade da água tratada em Rio Bonito, na região metropolitana, a Águas do Rio realizou a limpeza e desobstrução dos canais de captação no rio Bacaxá, e nos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA). As equipes da concessionária foram concentradas nos locais para que o trabalho fosse finalizado no mesmo dia, evitando impactar no fornecimento local.

Segundo o supervisor de operações, Adjelson Lopes, devido as últimas cheias do rio, o assoreamento estava atrapalhando o bombeamento de água bruta. Já os decantadores da ETA, responsáveis pela remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água, apresentavam um acúmulo de material e assim acabava reduzindo a produção de água tratada. “Com a captação assoreada, o bombeamento ficava mais difícil de ser feito. Nos decantadores realizamos a limpeza mensalmente para garantir a qualidade da água que produzimos e para facilitar o tratamento”, explicou.

A ETA de Rio Bonito atende todo o município e tem capacidade para tratar 200 litros de água por segundo. É a única unidade do interior que possui Gerador de hipoclorito de Sódio, produto com ação antibactericida que é utilizado no processo de tratamento, popularmente conhecido como cloro.

De acordo com o coordenador de Operações, Hélcio Monteiro, a usina funciona de maneira simples, porém bastante eficiente. “Na nossa unidade de tratamento de Rio Bonito usamos um processo de geração de cloro a partir do sal grosso. A mistura é feita por um gerador e os insumos necessários para essa produção são de baixo custo e fácil acesso, como o próprio sal grosso. Isso nos gera economia e eficiência e é um dos objetivos da concessionária, implantar a usina em outras unidades”, destacou.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados