Notícia

Ver notícia

Ações estão sendo realizadas por meio do programa “Vem Com a Gente”, da Águas do Rio

 

Carlos mora no Sebinho e está feliz com a chegada dos serviços da Águas do Rio

Moradores da comunidade do Sebinho, localizada no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, estão contando os dias para receber água encanada e tratada em suas casas. Carlos Alberto de Oliveira vive na região desde que nasceu e acompanha de perto a construção das novas redes de água. “Para ter água aqui, damos nosso jeito. A gente pega água fora da comunidade para cozinhar, tomar banho, lavar roupa … sempre foi assim. Agradeço muito por terem chegado aqui e, finalmente, olhado por nós. Agora será diferente”, disse Carlos.

Segundo o diretor executivo da concessionária, Vitor Hugo, será implantado um quilômetro de rede e realizadas cerca de 800 novas ligações de água. “Identificamos que o Sebinho nunca teve abastecimento. Por isso, decidimos começar por essa comunidade. Estamos trabalhando para finalizar esta etapa o mais rápido possível e em seguida, daremos continuidade no entorno, beneficiando os moradores de Vila Norma e Rocha Sobrinho”, destaca.

As melhorias estão sendo realizadas por meio do programa “Vem Com a Gente”, desenvolvido pela concessionária. O coordenador Comercial do programa, Wallas Rangel, explica que ao chegar na localidade, as equipes vão de rua em rua, realizando uma espécie de censo, onde cadastram os imóveis, identificam as necessidades da região e programam a execução dos serviços de melhorias. “A empresa segue atuante em busca da universalização da água para que todos tenham acesso a esse bem essencial e junto mais saúde e dignidade”, ressalta Wallas.

Mensagens com gravação de áudio facilitam a comunicação com as lideranças

Colaboradores da área de Responsabilidade Social também estão presentes no Sebinho identificando as lideranças comunitárias para engajá-los em um segundo programa social chamado Afluentes. Os líderes que participam desse programa têm um canal direto com a empresa. Dessa forma conseguem contribuir para a resolução dos problemas relacionados ao abastecimento de água e ao serviço de esgoto. “Essa relação com as lideranças é muito importante, porque eles conhecem bem as necessidades de cada localidade. Procuramos facilitar a comunicação, enviando mensagens ou gravando áudios em WhatsApp, para que todos possam participar”, comenta Thalassa Castro da área de Responsabilidade Social da concessionária.

Dionísio diz que com o Afluentes pode ajudar a sua comunidade

Luiz Fabbriani, diretor-superintendente da Águas do Rio na Baixada, ressalta a importância da participação dos líderes comunitários. “De uma forma bastante prática e rápida, por meio do WhatsApp, os líderes avisam sobre locais com vazamentos, tiram dúvidas sobre os serviços prestados pela empresa, entre outros. Toda liderança conquistada é importante e valorizada”, comenta.

Para Dionísio de Oliveira, de 46 anos, receber as informações em áudio é muito acolhedor. “Isso facilita demais a minha rotina. Eu tinha muita dificuldade para entender as mensagens, mas agora eu escuto e repasso para meus vizinhos com mais certeza e segurança. Assim posso ajudar a minha comunidade”, conclui o líder comunitário do Sebinho.

Atualmente, o Afluentes conta com 357 líderes comunitários nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Japeri e Queimados.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.