Notícia

Ver notícia

De forma lúdica e educativa, alunos se tornam embaixadores do saneamento

Nem a chuva espantou a animação dos alunos da Escola Municipal Fernanda Suellen Gripp Sampaio, no bairro Bandeirantes, em Tanguá. Isso porque a Águas do Rio realizou, na última quinta-feira (11/08), o lançamento do programa Saúde Nota 10. Com palestras e jogos, de forma lúdica e educativa, a equipe de responsabilidade social da concessionária promoveu a dinâmica com crianças, que se tornam “embaixadores do saneamento”, disseminando conhecimento e estimulando ações de preservação ambiental. Até o fim do ano, as atividades irão acontecer em outras escolas públicas de municípios da região como Maricá, 3º distrito de Saquarema, Itaboraí, São Gonçalo e Paquetá.

“É muito importante essa parceria entre escolas e empresas, como o que está acontecendo hoje com a Águas do Rio. Sabemos que mudanças precisam ser feitas e, principalmente, vemos o potencial quando acontece através das crianças, que são o futuro”, declara Adilcilene da Conceição Pereira, diretora da escola.

Para Nicole Branco da Silva, aluna do terceiro ano fundamental, o aprendizado vai ser multiplicado entre amigos e familiares. “Agora, eu sou uma Embaixadora do Saneamento! Aprendi que a água tratada é boa e ajuda a gente a não ter doenças. Por isso, temos que cuidar dela, não desperdiçando e nem poluindo. Vou contar tudo lá em casa e vamos fazer a nossa parte!”, afirma a aluna.

A professora Regina da Silva conta que este tipo de ação fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido na escola. “Trabalhamos constantemente com os nossos alunos temas ambientais. A chegada da Águas do Rio reforça ainda mais o que ensinamos nas salas de aula para as crianças. Além disso, a maneira como é transmitida a informação alcança diversas faixas etárias e, de forma didática e com interativa, os alunos aprendem brincando”, conta Regina.

“A Águas do Rio tem dentro de todas as suas superintendências a área de responsabilidade social. Isso mostra o seu compromisso com a população nas regiões em que atuamos. Entendemos que estamos aqui para fazer algo muito maior: oferecer dignidade e ajudar a solucionar problemas sociais”, ressalta a coordenadora de responsabilidade social, Adriana Lo Preste.

SAÚDE NOTA 10

O projeto Saúde Nota 10, implementado pela Águas do Rio em toda sua área de atuação, irá oferecer atividades para mais de 140 mil estudantes de escolas públicas, conscientizando e mobilizando quanto a questões ambientais, tendo como pano de fundo o saneamento básico.

A iniciativa proporciona aos professores e alunos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos. Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.