Notícia

Ver notícia

Evento da Bandnews reuniu especialistas nas áreas

Para celebrar seus 18 anos, a Bandnews está promovendo fóruns sobre temas importantes para a sociedade. Nesta quinta-feira (1/6), a Águas do Rio, representada pelo diretor-superintendente da Capital, Sinval Andrade, ao lado do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz e do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medrono, participou do painel sobre saúde e o impacto do saneamento básico.

De acordo com secretário Soranz, o município do Rio espera economizar R$ 8 milhões por ano, com os serviços de saneamento das novas concessões do setor. Sinval apresentou os avanços realizados pela Águas do Rio em um ano e oito meses de operação, levando água potável a cerca de 250 mil pessoas, em especial em áreas carentes e de comunidades.

“Na área de esgotamento sanitário, nossa prioridade foi recuperar e dar funcionalidade aos equipamentos que encontramos bastante deteriorados. Exemplo disso foi a retirada de 2.000 toneladas de resíduos do Interceptor Oceânico, túnel que coleta os esgotos da zona sul, a recuperação das estações elevatórias e o início da reforma da ETE Alegria, principal Estação de Tratamento do Estado” relatou Sinval.

O trabalho de fiscalização contra o despejo irregular de esgoto na capital carioca também foi destacado. O combate ao descarte destes efluentes em galerias pluviais já fez com que 13 piscinas olímpicas de esgoto, por mês, deixassem de desaguar nas praias da cidade.

“Estudo do Instituto Trata Brasil, realizado em 2022, demonstra ainda benefícios para a economia na área de concessão da Águas do Rio da ordem de R$ 40 bilhões, durante os 35 de contrato, devido à redução nos custos com a saúde pública, na diminuição da evasão escolar, no aumento da produtividade no trabalho, além da geração de empregos e do turismo. É um valor equivalente a todo investimento previsto pela empresa durante esse período , ressaltou Sinval durante o evento, que foi transmitido no YouTube.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.