Notícia

Ver notícia

Atividades lúdicas e mostra de cinema gratuita estão na programação deste final de semana

 

Utilizar a tecnologia, que proporciona experiências sensoriais por meio de realidade virtual, para conscientizar e entreter o público. Essa é a proposta da exposição gratuita “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que segue em temporada no município de São João de Meriti, na Praça da Matriz até domingo, dia 6 de novembro. Essa é uma boa programação para pais e filhos, de todas as idades.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio e do Instituto AEGEA, com apoio da Prefeitura meritiense.

A exposição está acontecendo desde a última quinta-feira, dia 3. Leila Seabra, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, avalia a iniciativa. “Essa parceria com a Águas do Rio está sendo muito bacana. Estar com o caminhão de atividades aqui na Praça, símbolo da cidade, e trazer os alunos para aprender mais sobre o ciclo da água, está sendo de grande valia. Eles gostaram muito do filme em realidade virtual. Eu também, como profissional da educação, estou curtindo bastante. Essa parte lúdica desenvolve a mente da criança e só vem a somar”, explica.

Além de atividades lúdicas, a mostra itinerante conta com sessão de cinema grátis. Somente no final de semana, a partir das 18h30, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Tudo isso acontece em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multi-plataforma digital, que conta ferramentas artísticas interativas, realidade virtual e cinema ao ar livre. Todas as atividades são gratuitas.

“Há tanto que se aprender aqui, com a apresentação do Olho D’Água. É um programa não só para a criança, mas para o adolescente e adulto também. Promover essa conscientização de preservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam usufruir de forma sustentável é uma das premissas que a concessionária carrega. E isso é repassado tanto para o nosso público interno, nossos colaboradores, quanto para o público externo, em projetos como esse. É uma satisfação imensa trabalhar nessa frente, ter esse compromisso social e ambiental. Somos agentes da dignidade”, exemplifica Marley Lima, coordenadora de Responsabilidade Social com atuação na Baixada Fluminense.

O Olho D´Água fica, no total, quatro dias no município. Às quintas e sextas-feiras, o projeto realizou, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral, das 14h às 18h.

David Felipe, de 12 anos, aluno do quinto ano da Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry, ficou encantado com o que viu na mostra. “Eu gostei muito, foi divertido e entendi mais sobre o valor da água. A gente aprende brincando!”, destaca o menino.

Em breve, o Tech-Truck segue para Rio Bonito, entre os dias 10 e 13 de novembro, ficando estacionado na Praça da Bandeira. De 17 a 20 de novembro é a vez da cidade de Tanguá receber a exposição na praça Robson Siqueira Nunes. Encerrando as apresentações no Rio de Janeiro, de 24 a 27 de novembro o projeto segue para a praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.