Comunicado

Ver notícia

Após mais de 65 horas de paralisação, o Sistema Imunana-Laranjal, sob gestão da Cedae, teve a operação gradualmente restabelecida, a partir da noite desta sexta-feira (05/04). A produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que abastece a Ilha de Paquetá, no município do Rio; os distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá; e São Gonçalo, chegou a 100% da capacidade às 11h50 deste sábado (06/04). Nas estações que fornecem água para Itaboraí (Porto das Caixas, Marambaia e Manilha), a produção foi integralmente restabelecida nesta tarde. Estas unidades são administradas pela Águas do Rio.

Com o retorno integral da produção de água, iniciou-se o processo de normalização da distribuição, que leva em torno de 72 horas, podendo acontecer em período maior nas áreas elevadas e pontas da rede. A concessionária destaca que, quando as tubulações ficam totalmente sem água por longos períodos, podem surgir problemas, como vazamentos e casos pontuais de turbidez, que contribuem para um alongamento do prazo para regularização do fornecimento.

A Águas do Rio reforçou seus times de manutenção, operações e montou um laboratório móvel para identificar e resolver com agilidade os problemas gerados pela interrupção prolongada do abastecimento. A empresa orienta que os moradores continuem usando água apenas em atividades essenciais e limpem suas caixas d’água para garantir a qualidade da água em suas torneiras.

A concessionária seguirá com o plano de contingência adotado para atender serviços essenciais até que o abastecimento seja integralmente normalizado. Neste sábado (06/04), estão sendo utilizados em uma operação para manter o abastecimento alternativo 58 caminhões-pipa e duas balsas-tanque – uma com capacidade de 350 mil litros e a outra com 450 mil litros. Até sexta-feira (05/04), a concessionária distribuiu desta forma mais de 1,7 milhão de litros de água tratada, quase todo esse volume para hospitais e clínicas de urgência e emergência.

A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados