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Ações preventivas realizadas pela Águas do Rio garantiram o fornecimento de água durante a alta temporada


Aquisição de equipamentos reservas e volantes, ações preventivas nos poços e sistemas, reforço nos canais de atendimento, monitoramento constante de reservatórios. Essas foram algumas medidas da Águas do Rio que resultaram em uma das melhores altas temporadas em São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, quando o assunto é fornecimento de água.  

Mesmo com o crescente número de turistas ao longo dos três primeiros meses do verão (dezembro, janeiro e fevereiro), o esforço operacional refletiu na queda de 68% das reclamações pelos canais de atendimento, em comparação ao mesmo período de 2022/2023.

 “Cada verão é um aprendizado, e a partir dessas experiências preparamos com antecedência ações para ajustar os pontos de melhorias e reforçar o que vem dando certo. Tivemos uma das melhores temporadas e, para fechar o verão, já iniciaremos nosso planejamento para o próximo”, disse Gabriela Coutinho, que é gerente de operações da companhia.

As melhorias foram percebidas pela população, como conta Jandersom de Oliveira, morador do bairro Gargaú. “Este ano não faltou água em nenhum momento, e nós, moradores, percebemos de um ano para cá uma melhora muito grande. Comprei bomba nova, mas não instalei. Moro aqui há 30 anos, e a água costumava faltar. Nas últimas semanas, recebi muitas visitas e não tive qualquer problema”, afirmou.

Antes do início do verão, a concessionária instalou reservatórios móveis nas unidades de tratamento de água. “A nossa intenção era nos cercar de todos os lados para que o sistema de abastecimento fosse suficiente, mas, caso precisássemos, teríamos os caminhões-pipa que fariam o reforço a qualquer momento. Nosso time segue monitorando tudo diariamente, e estamos colhendo os resultados do empenho de toda a equipe”, ressaltou Edilon Cardoso, supervisor operacional da Águas do Rio.

 De acordo com o coordenador de Operações Adjelson Lopes, a participação da população também é determinante para que tudo funcione de maneira adequada. “Cada um tem papel importante: o morador, principalmente aquele que vai receber hóspedes, deve reservar água de acordo com a necessidade; já os veranistas precisam verificar as condições de reserva, instalações hidráulicas e possíveis vazamentos, para que não tenham problemas nos dias de baixas pressões e consumo elevado. São medidas simples que fazem a diferença. Conseguimos alinhar as necessidades e reduzimos consideravelmente as intercorrências”, finalizou.

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