Notícia

Ver notícia

Jovens moradores de comunidades produzirão vídeos sobre o tema

 

“Vamos estar de braços e olhos abertos”. Desta forma o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, anunciou a parceria com a Águas do Rio para acompanhar de perto a evolução do saneamento no Rio de Janeiro. Junto com o presidente da concessionária, Alexandre Bianchini, Pe. Omar assinou protocolo de intenções para desenvolver projetos sociais e de sustentabilidade de forma conjunta.

A empresa, responsável pelo serviço de água e esgoto de 27 municípios fluminenses, já começa a parceria apoiando o projeto do Santuário de oficina gratuita de comunicação para jovens de comunidades. Na parte prática do treinamento, os alunos poderão acompanhar o impacto social causado pelas melhorias na área de saneamento.

Durante a assinatura do termo, foi apresentado o primeiro conteúdo feito pelos jovens: um vídeo com imagens e depoimentos sobre o avanço dos serviços de água e esgoto em comunidades do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Bianchini e Pe. Omar assinam protocolo de intenções para desenvolver projetos socioambientais

Bianchini e Pe. Omar assinam protocolo de intenções para desenvolver projetos socioambientais

“Já focávamos a parte prática das oficinas em questões que tinham relação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Levando em conta que o Rio de Janeiro está passando por uma transformação no seu sistema de saneamento, vamos direcionar nossos esforços no ODS 6, que é ‘Água potável e saneamento’”, explicou padre Omar.

Segundo o presidente da Águas do Rio os jovens não precisarão se restringir a este ODS. “Saneamento está diretamente ligado a outros objetivos da ONU, como ‘Saúde e bem-estar’, ‘Redução das desigualdades’, ‘Cidades e comunidades sustentáveis’ e ‘Vida na água’. Os dados do Instituto Trata Brasil mostram claramente que os impactos sociais e ambientais são significativos. Aqui no Rio teremos um grande desafio nas comunidades e na recuperação ambiental da Baía de Guanabara. Estamos apenas iniciando essa parceria, que certamente vai dar muitos frutos e contribuir para a recuperação do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Rio ”, explicou Bianchini.

A parceria prevê que o material produzido pelos jovens que participam da oficina do Santuário seja disponibilizado nas redes da instituição e nos canais da Águas do Rio, dando visibilidade ao olhar dos moradores locais sobre o assunto. As aulas, que foram iniciadas em novembro são realizadas mensalmente, durante um sábado, e têm como objetivo capacitar membros de comunidades a mostrar suas realidades e ampliar sua comunicação através de todos os canais possíveis de comunicação.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.