Notícia

Ver notícia

 Águas do Rio e prefeitura de Saquarema se reúnem para traçar estratégias de saneamento

 

Com intuito de alinhar as primeiras ações desenvolvidas em saneamento para o 3º distrito de Saquarema, que contempla Jaconé e Sampaio Correa, representantes da Águas do Rio se reuniram com agentes públicos do município, na manhã desta terça-feira (16/11). O encontro contou com a presença da prefeita Manoela Peres, dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Saquarema, Antônio Peres, de Infraestrutura, Danilo Villa Verde, do secretário de Comunicação, Nilson Junior, da presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Pereira e dos gestores da concessionária.

Danilo: "Hoje, a grande reclamação é a falta d’água"

Danilo: “Hoje, a grande reclamação é a falta d’água”

O diretor-superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga, iniciou a conversa apresentando os investimentos que a empresa vai fazer na região e as ações que serão implantadas em Jaconé e Sampaio Correa. “Vamos investir nos próximos 5 anos mais de R$ 19 milhões em água e esgoto no 3º distrito de Saquarema. A ideia é recuperar as unidades e os ativos, como estações de bombeamento, de tratamento, painéis elétricos, válvulas, motores, entre outros, ao mesmo tempo que estamos implementando o plano de expansão nessas áreas. Temos metas a serem cumpridas e, se depender da Águas do Rio, iremos acelerar as obras e intervenções para alcançarmos a universalização do saneamento o quanto antes para melhorar a vida da população”, ressaltou.

De acordo com Danilo Villa Verde, o abastecimento de água é um grande problema em Jaconé e Sampaio Correa. “Sabemos que a população desses locais é bastante carente de fornecimento de água tratada e necessitam deste recurso essencial para que tenham mais qualidade de vida. Hoje, a grande reclamação é a falta d’água”, afirmou o secretário de Infraestrutura.

O gerente de Serviços da Águas do Rio, André Antõnio, explicou quais as tratativas que serão feitas para levar um abastecimento com mais segurança e controle. “Hoje, encontramos redes obstruídas, equipamentos sem manutenção e que precisam ser substituídos, entre outros problemas que afetam a prestação desse serviço na região. Já estamos fazendo esses reparos e intervenções. Além disso, está previsto para este mês de novembro o início das obras de Implantação de 5 km de redes, que favorecerá cerca 1,5 mil moradores de Jaconé”.

Manoela: "Temos que trabalhar fortemente a conscientização"

Manoela: “Temos que trabalhar fortemente a conscientização ambiental”

Para Manoela Peres, essa parceria entre prefeitura e Águas do Rio é fundamental para que todos sejam beneficiados. “Acho que tem tudo para fazermos um excelente trabalho nos distritos. A população precisa do serviço, mas também temos que trabalhar fortemente a conscientização dos moradores para entenderem a importância da água e de ser um recurso finito”, disse a prefeita de Saquarema.

Sergio conta que a empresa tem um setor especializado para promover a conscientização do uso racional da água. “Nossa equipe de responsabilidade social é preparada para mapear as necessidades de cada região em que atuamos. Por meio dos líderes comunitários, nossos colaboradores criam um canal direto com eles para entender os problemas, buscar soluções ágeis e efetivas, além de desenvolver um trabalho focado na conscientização dos moradores”.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.