Comunicado
A Águas do Rio informa que irá concluir, na manhã desta quarta-feira (02/10), o serviço de melhoria do abastecimento realizado em uma adutora de 1,75 metro de diâmetro no KM-32, em Nova Iguaçu, na Baixada. Finalizada a ação, a tubulação de grande porte será colocada em carga, e o fornecimento de água tratada entrará em processo de normalização nos municípios do Rio de Janeiro e Nilópolis.
A previsão é que essa etapa de regularização do abastecimento leve 72 horas, ou seja, ocorra até o próximo sábado (05/10). Neste período, a concessionária reforça a orientação para que os clientes das regiões afetadas mantenham a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo.
Programa de Melhoria do Abastecimento
Na manhã desta terça-feira (01/10), equipes da concessionária deram início à instalação de um equipamento capaz de medir grandes volumes de água transportados pela adutora. A ação exigiu meses de planejamento e mobilização, sendo necessária uma complexa logística para levar a peça de 10 toneladas e 18 metros de comprimento até o local. Além de ser uma obrigação contratual, a intervenção permitirá um maior controle do volume de água recebido e distribuído, contribuindo para a melhoria do fornecimento na Região Metropolitana.
Essa ação faz parte do Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio, que tem como objetivo gerir melhor o sistema de fornecimento de água para levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento. Até novembro deste ano, a concessionária instalará 266 válvulas inteligentes em pontos estratégicos. O equipamento permitirá a separação das tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região.
A Águas do Rio segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.