Comunicado

Ver notícia

A Águas do Rio informa que o sistema de abastecimento na área de atuação da concessionária na capital e Baixada Fluminense está impactado nesta quinta-feira (29/09). A Cedae, responsável pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, emitiu um comunicado nesta manhã explicando que precisou realizar ajustes operacionais na unidade, reduzindo sua vazão para 75%, com o objetivo de garantir o padrão de potabilidade, uma vez que a chuva intensa que atinge a Região Metropolitana do Rio está causando alterações na qualidade da água.

Além do Guandu, outro importante sistema afetado pela chuva foi o Acari, que teve a operação paralisada. Conforme outro informativo da companhia estadual, a medida emergencial foi adotada para controlar a qualidade da água neste período. Administradas pela Águas do Rio, a ETA Taquara e a Unidade de Tratamento (UT) Paraíso também tiveram a operação comprometida.

  • Regiões afetadas: municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Magé (partes), Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti

Técnicos da Cedae e da Águas do Rio atuam para retomar a carga total das estações de tratamento de água Guandu e Taquara, assim que normalizada a situação. No Sistema Acari e na UT Paraíso, a operação será plenamente restabelecida, após a normalização dos padrões de qualidade nos mananciais que os integram.

A Águas do Rio orienta clientes comerciais e residenciais a utilizarem água apenas para atividades prioritárias neste momento em que há impactos no abastecimento e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagem via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.