Comunicado
A Águas do Rio informa que o sistema de abastecimento na área de atuação da concessionária na capital e Baixada Fluminense está impactado nesta quinta-feira (29/09). A Cedae, responsável pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, emitiu um comunicado nesta manhã explicando que precisou realizar ajustes operacionais na unidade, reduzindo sua vazão para 75%, com o objetivo de garantir o padrão de potabilidade, uma vez que a chuva intensa que atinge a Região Metropolitana do Rio está causando alterações na qualidade da água.
Além do Guandu, outro importante sistema afetado pela chuva foi o Acari, que teve a operação paralisada. Conforme outro informativo da companhia estadual, a medida emergencial foi adotada para controlar a qualidade da água neste período. Administradas pela Águas do Rio, a ETA Taquara e a Unidade de Tratamento (UT) Paraíso também tiveram a operação comprometida.
- Regiões afetadas: municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Magé (partes), Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti
Técnicos da Cedae e da Águas do Rio atuam para retomar a carga total das estações de tratamento de água Guandu e Taquara, assim que normalizada a situação. No Sistema Acari e na UT Paraíso, a operação será plenamente restabelecida, após a normalização dos padrões de qualidade nos mananciais que os integram.
A Águas do Rio orienta clientes comerciais e residenciais a utilizarem água apenas para atividades prioritárias neste momento em que há impactos no abastecimento e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagem via WhatsApp.