Comunicado

Ver notícia

A Águas do Rio informa que a distribuição de água tratada nas áreas de atuação da concessionária na capital e Baixada Fluminense está comprometida, nesta quinta-feira (12/01), em virtude de uma redução na produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da manutenção programada pela Light no Sistema de Ribeirão das Lajes, ambos sob responsabilidade da Cedae.

Conforme comunicado divulgado pela companhia estadual, a ETA Guandu teve a operação reduzida a 75% da capacidade, das 20h26 de ontem (11/01) à 0h22 de hoje, devido a uma falha no transformador de energia elétrica. Após retorno gradual do sistema, às 4h22, foi necessária nova redução na unidade, desta vez em função do grande volume de chuva registrado, que comprometeu a qualidade da água bruta. O funcionamento da estação de tratamento só foi plenamente restabelecido às 5h40.

Em Ribeirão das Lajes, outro sistema operado pela Cedae e que contribui para o abastecimento na cidade do Rio de Janeiro, a vazão foi reduzida a 80%, das 8h às 12h de hoje, para viabilizar uma manutenção preventiva realizada pela Light.

A Águas do Rio esclarece que, em razão destas ocorrências, a previsão é que a distribuição de água tratada nas localidades onde a concessionária atua na capital e na Baixada seja normalizada, de forma gradativa, em até 72 horas, podendo levar mais tempo nas regiões mais elevadas e em pontas de rede. Neste período, a empresa orienta clientes comerciais e residenciais a reservarem água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias.

  • Regiões afetadas: Centro e zonas Norte e Sul do município do Rio de Janeiro e as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense

A companhia segue à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.