Notícia

Ver notícia

Moradores na Região Serrana sentem as melhorias no abastecimento

 

Ulisses da Silva, de 41 anos, mora com a família no Morro do Cruzeiro, em Duas Barras, cidade onde nasceu e já viveu momentos difíceis com a falta d’água. Realidade que, segundo ele, ficou no passado. “Há alguns meses eu não ouço mais ninguém comentando sobre falta d’água aqui em Duas Barras. Eu acredito que isso se deve ao fato das melhorias que a Águas do Rio tem feito na cidade”, disse o empresário.

Ele é um dos moradores que notou o efeito da sequência de intervenções técnicas que melhorou o desempenho do sistema de abastecimento. Duas importantes ações em Duas Barras foram a reativação de um antigo poço, onde a companhia faz a captação de água bruta, o que permitiu aumentar a produção de 8 para 12 litros de água tratada por segundo, e a revitalização do reservatório do Loteamento Castelo, que abastece 4 mil pessoas.

Em Cordeiro, a quantidade de água tratada na estação também aumentou, passando de 118 litros/s para 136 l/s. Acompanhando esse crescimento, equipes de manutenção e eletromecânica trocaram as antigas bombas por novos equipamentos com maior capacidade operacional para transportar água pelas redes de distribuição. Uma delas é a da Rua Antônio Soares Ribeiro, no Centro da cidade, onde a empresa substituiu a antiga tubulação de ferro fundido por um material de alta qualidade, beneficiando 150 pessoas.

Lediana e o marido agora têm acesso a água tratada

Lediana e o marido agora com acesso a água tratada

O aposentado Antônio Rodrigues, de 65 anos, está entre os 480 moradores do distrito de Boa Sorte, em Cantagalo, que agora vive uma realidade diferente com a nova rede de água que foi implantada na localidade. A estação de tratamento de água (ETA) também passou por melhorias, como instalação de bombas mais potentes, que resultaram no aumento da produção em 3l/s a mais. “Nunca mais tivemos problema com falta d’água aqui. Está tudo uma beleza”, comentou o mecânico aposentado.

O município de São Sebastião do Alto foi contemplado com a interligação da adutora que transporta água bruta da área de captação para a ETA. A intervenção proporcionou melhorias no fornecimento de água para mil moradores da região Central. O reforço no abastecimento também foi realizado com a instalação de uma nova bomba para distribuir água para os moradores do distrito de Ipituna, como a Lediana Peixoto. “Eu moro na parte mais alta de Ipituna. Eu soube que colocaram uma bomba nova e, desde então, não tenho mais problema com falta d’água”, afirma a funcionária pública.

Fluxo do Bem arrecada  mais de 5 mil donativos

Os 100 primeiros dias de atuação da Águas do Rio, nas quatro cidades da Região Serrana atendidas pela empresa, foram direcionados para recuperar as estruturas existentes e melhorar o desempenho dos sistemas de saneamento, mas a concessionária foi além. No início de janeiro, em função do temporal que atingiu a região, a empresa criou, em parceria com a Prolagos (concessionária de águas e esgoto que atende cinco cidades da Região dos Lagos) e a Inter TV, a campanha social “Fluxo do Bem” para arrecadar donativos para as famílias afetadas pela forte chuva. Maquinários e colaboradores também foram enviados em apoio na recuperação das cidades castigadas pela chuva.

“Foram 100 dias intensos, com desafios para mudar a realidade de diversas famílias que, em pleno século 21, ainda não sabiam o que era ter água encanada com qualidade e regularidade. Vamos manter o nosso propósito de transformar vidas, levando o saneamento e todos os benefícios que chegam junto com a água tratada e o esgoto coletado e tratado”, finaliza o diretor superintendente da Águas do Rio no Interior do Estado, Pedro Freitas.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.