Notícia

Ver notícia

Saneamento ocupa a pauta no primeiro dia de encontro de governadores no Seminário do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que acontece no Rio

 

Os caminhos possíveis para atingir as metas do Novo Marco do Saneamento Básico nos estados mais populosos do país foram o foco do primeiro dia do 7° encontro de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece no Rio de Janeiro até sábado (4/3). Promovido pelo Governo do Estado, o evento deu protagonismo à experiência fluminense bem-sucedida de concessões, especialmente para a Aegea, líder do setor privado no país e holding da qual faz parte a Águas do Rio.

Na abertura do evento, o governador Cláudio Castro, pontuou números do primeiro ano de operação das concessionárias, em especial da Águas do Rio, a maior delas, que vem recompondo toda a infraestrutura sanitária herdada e já levou água, pela primeira vez, a 250 mil pessoas.

“O Rio de Janeiro é exemplo de uma experiência exitosa na concessão dos serviços de água e esgoto, levando serviços de qualidade para a população e garantindo dignidade, saúde e crescimento”, afirmou Castro.

Radamés Casseb,

Durante sua apresentação, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, pontuou que as concessões ou parcerias público e privadas ativam ciclos virtuosos nos estados onde são implantados o que faz do saneamento hoje, um bom negócio, ativador da economia e bem-estar da população. “O que precisamos é unir esforços e colocar o saneamento no centro de nossas metas e estamos aqui porque esse projeto precisa estar na pauta recorrente de quem tem poder de decidir e de inspirar o mercado, a sociedade”, afirmou. Em sua fala, Radamés deu ainda o passo a passo de uma concessão bem-sucedida: “governança, uma boa modelagem no contrato; objetivos e prazos claros que beneficiem a população e o meio ambiente; colaboração entre os setores público e privado e segurança jurídica ao projeto”, finalizou.

 

 

Conhecendo o Novo COI

 

Ao final do dia de trabalho, os representantes dos estados visitaram a sede da Águas do Rio no Porto Maravilha. Ali foi apresentada a Sala Baía de Guanabara, espaço imersivo que mostra a vida marinha de um dos maiores ecossistemas do mundo e o novo Centro de Operações Integradas, inaugurado em janeiro.

Alexandre Bianchini

O presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, apresentou o trabalho que vem sendo feito pela concessionária, especialmente nas comunidades cariocas. “Temos uma superintendência focada em dar atendimento humanizado e de primeira qualidade para a população que mora nesses territórios. Dos nossos 8 mil empregos diretos, 4,5 mil funcionários vivem em comunidades. São eles que sabem o que é viver sem água e são eles que estão fazendo a diferença todos os dias. Nosso projeto é feito com amor, com emoção, acreditando no nosso propósito”, falou.

Thiago Pampolha

O vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, anfitrião do dia de trabalho entre os secretários, afirmou que a atuação da empresa enche a população de esperança. “Águas do Rio já é um orgulho do Rio de Janeiro. Em pouco tempo chegamos a lugares onde nunca antes havia chegado água, vemos empregos sendo gerados, projetos sendo tirados do papel. É de deixar qualquer um otimista com o futuro”, afirmou.

Representando o Rio Grande do Sul, estado em que a Aegea venceu o leilão da Corsan, em dezembro passado, a Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Martha Kauffman, se mostrou esperançosa com a jornada que está para ser iniciada no sul.

Martha Kauffman

“É um presente ver de perto as ações da concessionária neste momento em que estamos iniciando o processo de assinatura de contrato com a vencedora do leilão. Começamos a ver uma nova percepção de que não importa de onde vem o investimento, mas, sim, a entrega, a melhoria real na qualidade de vida das pessoas. É um trabalho lindo, um trabalho de alma mesmo. Agora estamos caminhando para a assinatura de contrato em nosso estado que carece muito de tratamento de esgoto. Essa visita acendeu ainda mais a esperança de que vamos atingir as metas do Marco do Saneamento”, finalizou.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.