Notícia

Ver notícia

A Estação de Tratamento de Água da cidade está passando por melhoria para reduzir desperdício de recurso hídrico

 

Reservatório terá capacidade de 60 mil litros

Reservatório terá capacidade de 60 mil litros

Um reservatório de água de reuso, de 60 mil litros, está sendo construído na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com previsão de término para o mês de março. Com essa melhoria operacional, a Águas do Rio acrescentará um volume aproximado de 200 mil litros de água por dia na rede de distribuição, melhorando a eficiência e a segurança do abastecimento dos moradores do 1º distrito de Maricá, que contemplam os bairros Zacarias, Cambori, Caxito, Itapeba, Ubatiba, Centro de Maricá, Araçatiba, Barra de Maricá, Jacaroá, Caju e parte do Condado de Maricá.

A água é um recurso finito na natureza, por isso devemos aproveitar ao máximo o seu potencial. Esta iniciativa demonstra que as operações da Águas do Rio estão alinhadas às estratégias mais modernas de modelo de negócios que visam o equilíbrio econômico, o desenvolvimento social da população nas regiões atendidas e a redução de impactos ao meio ambiente.

Reservatório terá capacidade de 60 mil litros

água de reuso retornará para o tratamento

A água usada periodicamente para a lavagem de quatro filtros da ETA é descartada na rede de drenagem pluvial. Com a implantação deste reservatório, aproximadamente seis milhões de litros por mês irão retornar ao processo de tratamento para depois ser distribuída à população, sendo um ganho significativo para os clientes.”, afirma Claudinei Dumke, coordenador de operações da Águas do Rio.

Esta adição de volume de água tratada na rede de distribuição chega em um momento muito oportuno: o verão. Nesta época do ano aumenta significativamente a demanda e, consequentemente, o desperdício de recurso hídrico. Vale ressaltar que a concessionária possui sistemas integrados e específicos que realizam monitoramento, em tempo real e remotamente, desde a saída da estação de tratamento até o usuário, da água potável. Desta forma são evitados, além de qualquer tipo de interrupção no sistema de abastecimento, as perdas. No entanto, a colaboração da população é fundamental para que faça uso consciente da água.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.