Notícia

Ver notícia

Gerador mantém a distribuição de água tratada, em caso de interrupção no serviço de energia elétrica

As recentes intervenções realizadas na estação de tratamento de água (ETA) proporcionaram segurança operacional no sistema de abastecimento de água tratada em Miracema, no Noroeste Fluminense. Um exemplo é a instalação de um gerador, e a captação com um conjunto moto-bomba a diesel para garantir a operação do sistema de abastecimento, mesmo em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica. O sistema de captação de água bruta e a ETA ficaram sem energia elétrica durante 3h30, no fim do mês de maio. A ocorrência teria afetado o fornecimento de água tratada para aproximadamente 30 mil pessoas, se não fossem as melhorias realizadas pela Águas do Rio.

Outro reforço realizado pela concessionária foi a automação dos reservatórios dos bairros Vila José de Carvalho e Morro do Cruzeiro. As unidades, que também compõem o sistema de abastecimento, passaram a ser monitoradas em tempo real, 24h por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI), localizado na sede da companhia, na capital. “O plano de melhoria tem dado resultados satisfatórios. Mudamos a realidade da prestação do serviço de abastecimento em Miracema em apenas 6 meses e trabalhamos para ampliar cada vez mais o fornecimento de água tratada para novos clientes” – avalia o Gerente de Operações da Águas do Rio, Malcom Bispo.

 

Mais água e melhorias

A companhia também expandiu a oferta de água para cerca de 50 pessoas que ainda não eram atendidos com o abastecimento de água tratada, de acordo com os índices de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a concessionária também substituiu dois registros dos filtros de água da estação de tratamento, que apresentavam vazamentos da ordem de 3 litros de água por segundo, limpou os tanques da unidade sem a suspender a operação, e instalou novas bombas para diminuir variações de dosagem de flúor nas ETAs dos distritos de Paraíso do Tobias e Venda das Flores.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados