Notícia

Ver notícia

Exposição promove experiência interativa para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente

Jamile de Souza era só alegria durante o passeio na exposição itinerante em Japeri. A estudante de 11 anos foi acompanhada de outros 30 alunos da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, à Praça Leni Ferreira, no centro da cidade, para participar do projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. Neste fim de semana, a diversão continua e estará aberta para o público em geral, das 14h às 18h30, com exibição de curtas metragens e mostra de cinema ao ar livre.

Jamile de Souza

“Eu gostei muito de conhecer a exposição que fala sobre a água. É importante saber como ela chega até a torneira e como podemos economizar para que ela não acabe. O planeta é a nossa casa e se não cuidarmos dele, os seres humanos não vão conseguir sobreviver”, disse a estudante Jamile.

Além do cinema, a população terá acesso à exposição de vídeos em óculos de realidade virtual, uma das principais atrações do projeto. As atividades acontecem em um caminhão, no formato de tech-truck, com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio de três sentidos: visão, audição e tato, proporcionando uma experiência totalmente interativa.

“Nosso objetivo é criar multiplicadores e sabemos que as crianças são as principais responsáveis pelo futuro do meio ambiente. Através da experiência sensorial vivenciada no projeto, eles repensam a responsabilidade que cada um de nós tem na preservação de nosso planeta”, explicou o diretor-superintendente da concessionária, com atuação na Baixada Fluminense, Luiz Fabbriani.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Muniz, que atua em Japeri e em outras quatro cidades, o acolhimento da população através do projeto amplia os conhecimentos sobre o ciclo da água. “É gratificante receber no município a experiência que o programa Olho D’Água proporciona. Através da parceria com a Secretaria de Educação, incentivamos as crianças a repensarem sobre o cuidado com o recurso que é fundamental para a vida”, destacou.

Japeri foi a terceira cidade a receber a exposição, que é viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio cultural da Águas do Rio e do Instituto Aegea. Na sequência, o tech-truck seguirá para o município de Nova Iguaçu, onde ficará de 22 a 25 de setembro, na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu, no bairro Jardim Paraíso.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.