Notícia

Ver notícia

Mais de 500 pessoas participam do Projeto ‘Olho D’Água’, na praça de Heliópolis

“Se tivesse filme aqui todos os dias, eu viria sempre. Eu adorei a iniciativa e entendi que não dá para gastar água com bobeira nem poluir o meio ambiente”, avalia Gabrielle Isadora da Cruz Vicente, de 10 anos. Ela foi uma das moradoras de Belford Roxo que conferiu a exposição artística e itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que levou Mostra Cine ao Ar Livre de forma gratuita à praça de Heliópolis, na última semana.

Além da exibição de filmes com temáticas ambientais, o projeto contou ainda com vídeos de realidade virtual, visualizados a partir de óculos 3D. A cena se iniciava em uma nascente em meio à floresta, e era conduzida por uma perereca chamada Muiraquitã, que embarcava junto ao espectador em uma canoa que percorria o rio. Neste percurso, eram observados vários elementos, como a floresta, a formação dos rios, o ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e poluição das águas.

“O projeto estava inteiramente disposto em um Tech-Truck, caminhão que contava com atividades de realidade virtual, instalações artísticas, além de estrutura para cinema. Assim, a população pode vivenciar experiências imersivas com o intuito de fomentar a preservação ambiental”, avalia a coordenadora de responsabilidade social da Águas do Rio, com atuação na Baixada Fluminense, Marley Lima.

Belford Roxo foi a primeira cidade a receber a exposição, que é viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio cultural da Águas do Rio e do Instituto Aegea. Mas não para por aí. O Tech-Truck segue de 8 a 11 de setembro para Queimados, na Praça Nossa Senhora da Conceição. De 15 a 18 de setembro o projeto estará na Praça Leni Ferreira, em Japeri. Encerrando essa edição, de 22 a 25 de setembro, a exposição estaciona na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu (Jardim Paraíso), em Nova Iguaçu.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.