Notícia

Ver notícia

Levantamento com georadar detalha o sistema de abastecimento para reduzir impactos de intervenções nas vias públicas

O subsolo da capital está passando por um “raio-x”. Com o uso de um georadar móvel, equipes da Águas do Rio mapeiam o sistema de abastecimento de água do centro e das zonas sul e norte da cidade. O equipamento capta dados e imagens subterrâneas por meio de ondas eletromagnéticas que identificam tubulações e válvulas. Com o mapa detalhado, a concessionária terá maior precisão na hora de atuar na manutenção, reparos ou obras de infraestrutura, minimizando o impacto das intervenções nas vias públicas.

“É cada vez mais significativa a importância da tecnologia nas empresas e isso não é diferente no setor de saneamento básico, com o aumento de investimento em dispositivos e ferramentas que tragam melhorias operacionais, minimizem perdas ou reduzam custos”, explica Félix Júnior Barros Messias, especialista do setor de modelagem hidráulica da Águas do Rio.

O georadar tem capacidade de detectar estruturas de todo tipo de material, como tubulações de plástico, metal e cimento, identificando redes a até quatro metros de profundidade.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.