Notícia
Mais de 700 moradores e comerciantes de três vias são beneficiados após intervenções da Águas do Rio
Com o objetivo de regularizar o abastecimento de água e conter extravasamentos de esgoto em Quintino, na Zona Norte carioca, a Águas do Rio realizou obras em três vias do bairro. Desta vez, mais de 700 moradores e comerciantes das ruas Goiás e Nogueira e da Travessa Guerra foram beneficiados pelas intervenções.
Na Rua Nogueira, por exemplo, existia uma tubulação antiga que não funcionava como deveria e dificultava a passagem da água. A rede de ferro foi substituída, e uma nova, de PVC e mais resistente à corrosão, implantada em toda a extensão da rua.
Segundo a advogada Lúcia Maria, de 65 anos e moradora do bairro há mais de três décadas, o trabalho da Águas do Rio foi excelente:
“Mexeram na rua toda, e agora não precisamos de bomba nem de cisterna. Achei que não tinha solução, mas, felizmente, eu estava errada”, comemora.
Além da troca da tubulação, um “booster” (sistema de bombeamento) foi instalado na Rua Nogueira para melhorar a pressão da água, principalmente nos imóveis localizados nos pontos mais elevados do endereço. O aposentado Jorge Lucas, que mora há 64 anos na Travessa Guerra, foi um dos beneficiados:
“Eu moro na parte alta da rua e hoje só tenho a agradecer. Imagine o que passei: um senhor de bengala que precisava ficar carregando água pra lá e pra cá. Agora, não preciso mais passar por isso”, destacou.
A poucos metros da Travessa Guerra, numa rápida caminhada, é possível chegar à Rua Goiás. Por lá, a preocupação da população era outra: extravasamentos de esgoto. Morador da região há mais de 40 anos, o aposentado Jorge Luiz confirmou que o problema era crônico e já durava mais de três décadas:
“A gente não podia sequer abrir a janela da sala direito por conta do mau cheiro. Antes, os carros passavam e jogavam a água suja para dentro da nossa casa. Agora, meu neto pode brincar à vontade, e não precisamos nos preocupar mais com certas doenças”, enfatizou.
Alan Pedra, coordenador de Operações da Águas do Rio, detalhou o que as equipes fizeram para solucionar o problema:
“Constatamos uma obstrução na rede coletora da rua, o que impedia o fluxo do esgoto. Depois dessa pesquisa aprofundada, fizemos uma escavação no local para acabar com o extravasamento. Substituímos 20 metros de rede, e algumas ligações que estavam lançando o esgoto no sistema de drenagem foram interligadas no local correto”, explicou.