Notícia

Ver notícia

Cerca de 100 mil moradores foram beneficiados com obras da Águas do Rio 

O município de Queimados, na Baixada Fluminense, comemora 33 anos neste sábado (25/11), e a Águas do Rio celebra a data com a marca de 100 mil pessoas beneficiadas na cidade com o fornecimento de água tratada após as obras nos primeiros dois anos de concessão.

Entre as milhares de histórias de transformação de vida a partir do acesso ao direito básico de ter em casa água de qualidade está a de Antônio Fernandes Marinho. Morador da Granja Rosalina, bairro que teve a bomba local reformada pela empresa, ele conta que a família usava água de chuva até para beber e virava a noite buscando formas de abastecer a casa.

“Passei muitas madrugadas percorrendo o bairro com uma bomba portátil no carrinho de mão procurando algum ponto onde pudesse puxar água. Às vezes, eu conseguia, mas não era sempre. Hoje a água está forte, limpinha e caindo direto na torneira. Acabou o sofrimento’, relata o morador de 63 anos.

A dona de casa Sônia Souza também sabe bem a dificuldade de não ter água disponível. No bairro Nova Cidade, onde mora, foram instaladas pela companhia três bombas com capacidade para levar água às regiões mais altas. 

“Passei muito anos sem ter água, e meus filhos pequenos ajudavam como podiam. No calor era ainda pior, mas hoje é um grande alívio saber que essa não é mais nossa realidade’, comemora.

Desde novembro de 2021, a Águas do Rio implantou cerca de 14 km de rede de água em Queimados, restaurou dois reservatórios e seis bombas para melhorar a distribuição de água para áreas mais distantes ou elevadas, além de ter instalado uma válvula de controle para garantir a segurança hídrica do sistema.

Obras de esgotamento sanitário vão começar

Lançamento da Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto

A Águas do Rio recebeu a licença ambiental para construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Queimados. As instalações terão capacidade de tratar 600 litros de esgoto por segundo e vão universalizar o serviço na cidade de Queimados e Japeri, além de tratar o esgoto de um trecho de Nova Iguaçu. 

As obras começam em 2024, e a primeira fase ficará pronta em 2025, com a estrutura operando em sua capacidade máxima no ano de 2026.

“O funcionamento da ETE vai contribuir diretamente para a despoluição do Rio Guandu, onde é captada a água tratada e distribuída para nove milhões de pessoas, não apenas da Baixada Fluminense, mas também de outras cidades do estado atendidas pela Águas do Rio e outras concessionárias”, explicou Luiz Fabbriani, que é diretor-superintendente da Águas do Rio e atuação na Baixada Fluminense.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.