Notícia

Ver notícia

Moradores da Vila dos Ferroviários sofrem com alagamentos e esgotamento sanitário precário

 

Localizada em Marechal Hermes, a comunidade Caminho da Reta, também conhecida por Vila dos Ferroviários, nos últimos 10 anos tem sofrido com problemas de esgoto e alagamento. Em visita à comunidade para apresentação do programa Afluentes, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, caminhou pela região e conversou com os moradores e lideranças comunitárias para conhecer um pouco sobre a localidade.

O líder comunitário, Carlos Leite, descreve os problemas com esgoto na comunidade

O líder comunitário, Carlos Leite, descreve os problemas com esgoto na Vila dos Ferroviários

Uma das queixas é relacionada ao extravasamento de esgoto pela falta de manutenção das manilhas. Segundo Carlos Leite, morador e líder comunitário, o sistema é muito antigo, com mais de 40 anos, e não suporta mais a demanda da região.

“Na travessa Santo Antônio, por exemplo, temos problemas sérios com alagamentos. Quando chove meia hora, os carros ficam boiando. Se eu vejo que vai chover, nem saio, dá medo de chegar e estar tudo alagado. Dentro da minha casa bate água até o joelho. Tem morador com condição financeira que usa até bomba de sucção para jogar a água de dentro de casa para rua. É terrível!”, relatou Carlos.

Em parte da Vila dos Ferroviários os próprios moradores construíram e cuidam, de forma precária, da manutenção das redes de esgoto existente no local.

Ivan dos Santos, é ferroviário aposentado e um dos moradores mais antigos da comunidade, ele viu o desenvolvimento e participou da construção de parte das ligações de água e de esgoto da região. Ele conta que seu grande desejo é ter saneamento básico apropriado.

“Eu não ligo de pagar pelo serviço da concessionária. Se a empresa resolver os problemas de água e, principalmente, de esgoto na região, eu acredito que muitos moradores como eu, também não se importariam em pagar. É muito bom pagar e ter os serviços atendidos” desabafou Ivan.

João descreve as necessidades da Vila dos Ferroviários

João apoia ação social da Águas do Rio

O presidente da associação de moradores de Marechal Hermes, João Carlos Paula, auxiliou a equipe de Responsabilidade Social no mapeamento das comunidades existentes no bairro.

“Com prazer pude fazer essa ponte entre algumas comunidades do bairro de Marechal e a concessionária. Como representante do bairro acompanho o serviço da Águas do Rio e vejo com bons olhos o trabalho prestado pela empresa. Sem dúvida, as coisas parecem começar a mudar para melhor”, afirmou otimista João.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.