Notícia

Ver notícia

Convidados conheceram as propostas da empresa para melhorar os serviços de água e esgoto, além da atuação social da concessionária

 

Empresários e representantes da sociedade civil estiveram presentes, na tarde desta terça-feira (26/10), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para conhecerem o projeto da Águas do Rio para cuidar da distribuição de água e da coleta e tratamento de esgoto em 27 cidades do estado. Trata-se do maior projeto de saneamento básico do Brasil e um dos maiores do mundo. Nos cinco primeiros anos de concessão, por exemplo, serão investidos R$ 2,7 bilhões na construção de coletores ao redor da Baía de Guanabara, que irão evitar que o esgoto sem tratamento seja lançado no ecossistema.

Além da recuperação ambiental deste cartão-postal, a Águas do Rio também irá investir R$ 645 milhões para a construção dos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios de Japeri e Queimados, que compõem a bacia do Guandu. No local é coletada a água que abastece a maior parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

José Antônio Brito, presidente do CDL ao lado de Alexandre Bianchini - parceria para o desenvolvimento do estado

José Antônio Brito, presidente do CDL ao lado de Alexandre Bianchini – parceria para o desenvolvimento do estado

“Saneamento básico é sinônimo de saúde, dignidade e qualidade de vida. E vamos trabalhar intensamente para garantir o fornecimento regular da água, a coleta e o tratamento de esgoto para as 10 milhões de pessoas presentes na nossa área de concessão”, garante o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

A concessionária tem forte atuação social, com foco em geração de emprego e renda, inclusão, educação e saúde. Serão criadas 5 mil vagas diretas e 15 mil indiretas, grande parte delas para moradores de comunidades. Além de oportunidades de trabalho, a empresa capacitará as pessoas para que possam fazer carreira na Águas do Rio e ampliará a tarifa social para promover dignidade aos clientes de baixa renda.

“Esse é um assunto que nos remete para o futuro. Os projetos trazem um vetor de valor de desenvolvimento e progresso consistente para a gente. Trazem também um aspecto gigantesco de inovação tecnológica e impactos no mundo acadêmico”, enfatizou o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Antonio do Nascimento Brito.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.