Notícia

Ver notícia

Mais de 20 crianças visitam o espaço na Lagoa Rodrigo de Freitas

Uma tarde de muito aprendizado e novidades. As 22 crianças atendidas pela ONG Educação para Paz, no Rio Comprido, tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Convivência Sustentável (ECoS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente. A visita foi promovida pela equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio em comemoração ao Dia da Criança, celebrado no último dia 12.

“A Águas do Rio proporcionou um dia inesquecível para as crianças do Projeto. Elas puderam entrar em contato com a natureza no Espaço Ecos e conhecer a importância do manguezal para a cidade”, conta a Coordenadora Pedagógica da EPAP, Nyeta Campos.

Além de conferir a programação ambiental desenvolvida pela concessionária com a exposição “Lagoa Vive”, a garotada conheceu um pouco mais sobre o caranguejo da espécie Cardisoma Guanhumi latreille, que habita a região do mangue, e acompanhou a soltura do animal nas margens da Lagoa.

Em uma caminhada pelos arredores da Lagoa, a turma também observou outras espécies de animais, como a garça branca, o frango d´água e o colhereiro, que apareceu pela última vez na região ano passado, após um sumiço de mais de 70 anos.

“Havia um grande volume de esgoto sendo despejado de maneira irregular que chegava na Lagoa pelas galerias de águas pluviais, o que diminui o oxigênio da água e acarreta a mortalidade dos peixes. A Águas do Rio chega com vontade de resolver os problemas e isso é o suficiente para a própria natureza fazer a sua parte. Há 2 anos era impossível, impensável encontrar animais como o colhereiro na Lagoa”, relata o instrutor e estudante de biologia João Coelho.

Após o início da concessão, com as atividades realizadas pela Águas do Rio, já foi possível notar que algumas espécies estão retornando, e todos podem e devem contribuir no dia a dia para ter um meio ambiente sustentável.

“Essas visitas são importantes para que os participantes aprendam mais sobre a importância dos Mangues para a natureza. As pessoas são sensibilizadas com a história da Lagoa Rodrigo de Freitas e a importância do saneamento básico para a preservação da vida na Lagoa e preservação de sua biodiversidade”, ressalta o Analista de  Responsabilidade Social Marcelo Farinha.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.