Notícia

Ver notícia

Mais de 600 alunos foram beneficiados nas Zonas Norte e Sul da Capital

Para além dos blocos e desfiles, a Águas do Rio quis mostrar a importância do saneamento básico na maior festa popular do Brasil, o Carnaval. As Escolas Municipais Antônio Pereira, em Tomás Coelho e República Argentina, no Maracanã, receberam o Programa Saúde Nota 10, um programa de educação ambiental desenvolvido pela concessionária. Com a temática da folia, o objetivo das oficinas foi sensibilizar, a partir da realização de rodas de conversa e confecção de máscaras e cartazes para a produção de murais educativos, sobre a relação do carnaval com a importância do saneamento básico, pontuando questões relacionadas a poluição da cidade com o descarte irregular do lixo durante este período.

 

A atividade aconteceu em dois momentos: o primeiro com uma roda de conversa sobre a relação do Carnaval e o saneamento básico, e segundo com a produção de cartazes para mural educativo e bloco de carnaval com máscaras. Os impactos relacionados ao descarte incorreto do lixo durante este período iniciaram a conversa e, além da questão ambiental, foi explicada a origem das máscaras neste período. Além de relacionar os temas mencionados, foi apresentado aos alunos o caminho que a água percorre, desde a captação até o tratamento de esgoto. Os estudantes ainda confeccionaram cartazes sobre o que aprenderam durante a roda de conversa, sendo estimulados a desenhar e escrever frases que expressassem os temas discutidos e suas impressões. Após esse momento, eles escolheram onde colocar os cartazes, escolheram suas máscaras de carnaval e formaram o bloquinho “Unidos da Cidade Limpa”.

“Os estudantes ficaram bem impressionados, pois não faziam ideia de como era esse processo. Alguns deles até mencionaram que se a água do rio fosse limpa, eles poderiam beber sem problema algum. Eles entenderam a importância desse tratamento e fizeram associações sobre o que pode acontecer quando as pessoas não têm acesso ao saneamento básico!” – afirmou Marcella Gonçalves, analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Para a professora Ione Gonçalves, da Escola Municipal Antônio Pereira, estas ações só ampliam conhecimento sobre um tema tão importante para o país.

“Acho válido e importante essa ação de Responsabilidade Social, principalmente para as crianças, pois muitas não têm acesso a informações dadas nessas ações. Além disso, gera uma conscientização que é levada para dentro de casa”, afirma.

Sobre o Programa Saúde Nota 10

Implementado na Águas do Rio em março do ano passado, o Programa Saúde Nota 10 promove nas escolas ações de sensibilização com os alunos de forma lúdica. Por meio de rodas de conversa, atividades e jogos, os profissionais abordam a temática do saneamento, trazendo à reflexão dos alunos para a importância da água tratada e do esgotamento sanitário. O objetivo é refletir dos estudantes para a importância da utilização de água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.