Notícia

Ver notícia

Centro de Operações Integradas observa, em tempo real, a necessidade dos bairros e municípios

Acompanhados da equipe de Responsabilidade Social da Superintendência Leste, dez líderes comunitários de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, visitaram as instalações do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária. A iniciativa, que faz parte do programa De Portas Abertas da Águas do Rio, mostra os bastidores das operações da empresa. 

Durante a visita, as lideranças de São Gonçalo das localidades de Tribobó, Praia das Pedrinhas, Coruja, Porto do Rosa, Venda da Cruz, Jardim Catarina, Estrela do Norte, Mutuapira e Itaúna, puderam ver, por exemplo, os dados informados por um equipamento chamado Datalogger. Instalado no bairro do Porto do Rosa, em São Gonçalo, ele mede constantemente a pressão e vazão da água da região e envia as informações para o COI. Isso permite uma atuação mais efetiva e rápida, minimizando possíveis problemas e evitando perdas, grande vilão do abastecimento de água tratada.

Centro de Operações Integradas observa, em tempo real, a necessidade dos bairros e municípios

André Luiz de Oliveira, líder comunitário do bairro de Itaúna, sabe que sua participação ativa junto à concessionária é fundamental para o desenvolvimento da sua região e contribui para a assertividade das ações da Águas do Rio.

“Achei muito interessante saber que o monitoramento da distribuição de água tem um setor de tecnologia avançado, capaz de observar em tempo real a necessidade dos bairros e municípios “, disse André.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social, Adriana Lo Preste, o projeto é mais uma forma de aproximar a concessionária dos líderes comunitários, além de mostrar como funciona o negócio da empresa.

“Esta é uma oportunidade para que estes porta-vozes vejam como a Águas do Rio funciona e as partes importantes do processo que fazem com que os nossos serviços cheguem até eles. Na visita, eles também puderam conhecer o tamanho da estrutura que foi criada para que possamos atuar de forma eficiente, inteligente e segura em todas as regiões”, afirma Adriana.

O Programa De Portas Abertas é mais uma das iniciativas da Águas do Rio para estreitar relacionamento com a sociedade através da atuação dos líderes comunitários mapeados e da parceria com as escolas públicas para disseminação e multiplicação de conhecimento sobre saneamento básico na teoria e na prática. As próximas visitas acontecerão gradativamente nas diversas unidades da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.