Comunicado
Falha no fornecimento de energia parou produção de água, causando a suspensão do abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu), além da Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro. Normalização da distribuição ocorrerá de forma gradativa
A Águas do Rio informa que a produção de água no Sistema Imunana-Laranjal, administrado pela Cedae, começou a ser retomada, de forma gradativa, na manhã desta quarta-feira (13/11). Segundo a estatal, a produção de água no sistema atingirá 100% da sua capacidade a partir das 15h30 de hoje, quando terá início o processo de regularização do fornecimento nas regiões afetadas, que ocorre de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo em áreas elevadas, nas pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências neste período.
Uma falha no fornecimento de energia, às 14h15 de ontem (12/11), causou a paralisação do sistema e, consequentemente, a suspensão do abastecimento nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu), além da Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro.
Em função disso, a Águas do Rio reforça a orientação para que os clientes impactados façam uso da água disponível em cisternas e caixas d’água somente nas atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo até a normalização do abastecimento. A concessionária montou um plano de contingência, que inclui uma balsa para o abastecimento da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Já para as outras regiões afetadas, reforçou o efetivo de caminhões-pipa, priorizando unidades de saúde, creches e escolas.
A Águas do Rio segue à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.