Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realiza visita na estação de tratamento de água no distrito de Duas Barras

 

“Achei muito empolgante conhecer de perto o que tínhamos aprendido no ano passado, quando fizemos uma maquete de ETA para a feira de ciências. Eu gosto muito desse assunto e espero para o futuro poder trabalhar nessa área. Gostei muito de visitar a unidade e poder me aprofundar mais nesse conteúdo”, disse o estudante do 9º ano, Pedro Henrique Moreira. O jovem faz parte do grupo de 40 estudantes do Ciep 155 e da Escola Municipal Professora Liberalina que visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Monnerat, distrito de Duas Barras.

A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, do setor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, que tem o objetivo de apresentar as unidades operacionais da concessionária para a população, e marcou o início das comemorações do Mês da Água.

No percurso, os estudantes observaram o funcionamento de todo o processo de tratamento, desde a captação da água bruta até estar própria para a distribuição, já tratada e dentro dos parâmetros necessários, passando pela análise no laboratório.

“Eu achei mais interessante a parte que parece uma colmeia, onde a água entra suja e vai separando e sai limpinha. Também gostei do laboratório, lá o operador faz um teste que a água fica rosa para ter certeza de que ela está tratadinha”, comentou a aluna Maria Eduarda de Souza, do 6º ano, se referindo a uma etapa do tratamento e da análise da água.

Para o professor do Ciep 155, José Luiz dos Santos, a oportunidade de levar os alunos para visitarem a estação é bastante enriquecedora. “Eles têm a oportunidade de conhecer como é de fato todo o processo de tratamento e assim entender que é algo trabalhoso, gerando neles a consciência da importância de atuações positivas em relação a água, como a economia desse recurso fundamental”, concluiu.

Com foco na educação, o programa contempla a visita às unidades também como estratégia de conscientização ambiental.  “Essas ações, além de aproximar a Águas do Rio da população, possibilitam o desenvolvimento de projetos de mobilização educativa, social e ambiental, transformando-se em importantes ferramentas para a conscientização da população a respeito da importância do saneamento básico e seu impacto sobre a saúde e a preservação do meio ambiente”, acrescentou a coordenadora de Responsabilidade Social, Simony dias.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...