Notícia

Ver notícia

Implantação de rede de distribuição de água beneficiará 300 moradores em Itaboraí

 

Na Rua A do Outeiro das Pedras, em Itaboraí, no Rio de Janeiro, a Águas do Rio está em processo de finalização do assentamento de aproximadamente 500m de rede de distribuição de água, que beneficiará 300 moradores nestes primeiros cem dias de operação da empresa.

Diante da magnitude dos problemas de saneamento enfrentados há anos no estado, 500m de rede podem parecer pouco. Mas essa é apenas uma das obras em operação desde o início das atividades da Águas do Rio a frente dos serviços de água e esgoto no município. E para o casal Adelino e Ilda Conceição, moradores da região há mais de 40 anos, essa é a mais importante delas, porque renova a esperança onde falta cidadania.

Eles nunca tiveram água tratada em casa e agora veem do portão a movimentação das máquinas e dos colaboradores da Águas do Rio. O casal que também não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever, faz perguntas ainda sem acreditar que finalmente terão acesso à água encanada. “Vocês vão trazer o cano até aqui? Que maravilha! Avisa pra gente o dia que vem a conta direitinho pra gente se organizar para pagar, tá bom? A água é clarinha? Vou só abrir a torneira?”, questiona animada, Dona Ilda.

Adelino e Ilda vão ter água tratada em casa, após 40 anos sem o serviço

Adelino e Ilda vão ter água tratada em casa, após 40 anos sem o serviço

Acostumados a utilizar água de poço, eles ainda não se deram conta da transformação que acontecerá na vida deles a partir desta intervenção da Águas do Rio, com água tratada e todos os benefícios que o saneamento traz. Adelino já escolheu o local para instalação do hidrômetro “Aqui no muro, pertinho da porta da minha casa para todo mundo ver”, ressalta.

Saneamento básico está listado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030 como o Objetivo 6 “Água e Saneamento”. Isso porque o acesso à água potável impacta diretamente na saúde e desenvolvimento humano das pessoas ao redor do mundo. A Águas do Rio tem o propósito de transformar vidas e já começou fazendo Adelino, dona Ilda e seus vizinhos felizes com a água.

A previsão de conclusão da obra na rua A do Outeiro das Pedras é final de novembro.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água