Notícia

Ver notícia

Concessionária apresenta balanço de ações de um ano na Prefeitura

 

Mais de 7,5 Km de obras concluídas e cerca de 89 mil pessoas beneficiadas com água de qualidade nas torneiras de casa. Estas foram algumas das informações que a Águas do Rio apresentou na última sexta-feira (25/11), durante reunião na Prefeitura de Japeri. Dentre as obras realizadas no primeiro ano da concessão, o destaque foi a desobstrução de registro no bairro Nova Belém, que ampliou a oferta de água tratada para cerca de 13 mil pessoas, de dois bairros distintos.

“Japeri é um município onde temos feito grandes investimentos e já percebemos uma mudança significativa na cidade, cumprindo nosso objetivo de levar água de qualidade e resgatar o sentimento de dignidade na população”, explicou Luiz Fabbriani, diretor superintendente que atua na Baixada Fluminense.

A empresa também tem gerado emprego na região. Ao todo, 65 moradores de Japeri trabalham na área da Baixada Fluminense. Uma delas é a agente de saneamento Thainá Gonçalves. “Eu perdi muitas oportunidades de emprego por morar em Japeri, mas isso mudou ano passado com a chegada da Águas do Rio. Tenho certeza de que já fizemos a diferença na vida de muitas pessoas, que antes não tinham acesso à água tratada, e isso só vai aumentar”, comemorou a profissional.

Roberto Pontes, secretário de Governo de Japeri, que representou a prefeita Fernanda Ontiveros durante a reunião, ressaltou a grande mudança no abastecimento da cidade e destacou um salto de qualidade em Nova Belém, bairro onde ele reside.

“A chegada da Águas do Rio trouxe uma mudança de paradigma em muitos sentidos. A melhora no abastecimento de água é inegável, mas existe um aspecto subjetivo e que é muito importante: a população se sente respeitada. Isso faz toda a diferença”, disse o secretário.

A concessionária também implantou 1,9 km de rede de distribuição de água e interligações no bairro Beira Rio, melhorando o fornecimento de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas. Além disso, cerca de 2,1 mil moradores da Avenida São Cosme e ruas adjacentes, no bairro Vila Planetária, também foram beneficiados com as obras de assentamento e interligação de rede.

Estações de Tratamento de Esgoto

Durante a reunião, a Águas do Rio aproveitou para destacar a importância da parceria com a Prefeitura para a cessão de licenças necessárias para a instalação de Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) na cidade. A gerente de Operações de Esgoto, Tauana da Rosa, apresentou um mapeamento de possíveis locais onde as novas EEEs podem ser instaladas.

“Atualmente Japeri não tem rede coletora de esgoto. Então, temos um desafio grande pela frente, que é o de universalizar o acesso a este serviço dentro do período de cinco anos. Para isso, o Plano Diretor de Esgoto está sendo finalizado e, em paralelo a este movimento, estamos mapeando os locais onde as EEEs podem funcionar”, explicou a gerente.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos