Notícia

Ver notícia

Iniciativa da Águas do Rio promoveu o aumento da oferta de água tratada aos moradores

Um novo sistema de bombeamento foi implantado no cruzamento da avenida Duque de Caxias com rua Gregório de Matos, no Centro de Duque de Caxias. A iniciativa beneficia diretamente os moradores dos bairros 25 de Agosto, Beira Mar, Parque Duque e Centro. São mais de 55,6 mil caxienses que agora passam a ter água tratada com qualidade e regularidade.

“Eu moro aqui desde os 12 anos de idade e não lembro de ter água chegando nas torneiras assim. A gente não tinha água para nada, de jeito nenhum. Então minha mãe, que já é falecida há 10 anos, fez um poço artesiano e era assim que a gente conseguia fazer as coisas. Hoje eu realizei um sonho: de ter água em casa. Foi uma felicidade muito grande”, comemora a aposentada Dianda da Costa, de 64 anos, moradora do Beira Mar.

Assim como ela, seu vizinho Jorge Sousa também relembra as dificuldades que passava. “Para ter água, eu caminhava quilômetros com baldes na cabeça. Até que sofri um AVC que comprometeu minha mobilidade. Foi um momento de muito desespero, porque minha esposa também não consegue andar. Então o dono da casa ao lado tem um poço e passou a me ajudar. Hoje tudo mudou e eu tenho água chegando diretamente na minha casa”, vibra.

De acordo com os moradores, a água não chegava nas residências há mais de 15 anos. “Na pandemia foi muito ruim. Se tivesse de morrer, morreria. Porque não tinha água para nada. Um sofrimento que hoje teve fim”, acrescenta o aposentado Antônio Santana.

O sistema de bombeamento amplia e regulariza o abastecimento, fazendo com que a água tenha força suficiente para chegar às regiões mais distantes. “É gratificante fazer parte da transformação da realidade da Baixada Fluminense, que sofre com problemas históricos de abastecimento. Temos um pouco mais de um ano de atuação na cidade e muitas vitórias já foram conquistadas. Levar água tratada aos moradores que antes não tinham acesso significa, sobretudo, promover saúde, bem-estar e dignidade a população atendida. E esse é o nosso propósito”, avalia o diretor-executivo da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense, Marcello Dall’Ovo.

Em Duque de Caxias as ações não param por aí. A obra no sistema de bombeamento Olavo Bilac também já foi finalizada e está em fase final de testes operacionais. Esse booster vai beneficiar moradores de bairros como Gramacho, Parque Sarapuí, Olavo Bilac e Doutor Laureano.  “Estamos concluindo mais uma entrega importante para que os moradores comecem a sentir diferença dentro de suas casas, com uma oferta de água com qualidade e segurança”, acrescenta Marcello.

Já nos próximos meses, caxienses dos bairros São Bento, Parque Fluminense e Vila São José também vão experimentar uma melhora no abastecimento de água. Isso porque a concessionária já realizou a instalação de uma nova bomba na localidade. Agora, as equipes técnicas da empresa estão realizando os testes e adequações dos sistemas hidráulico e elétrico para conclusão do serviço.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.