Notícia

Ver notícia

Águas do Rio instalou quase 250 metros de tubulação em obras nos bairros Braçanã e Parque da Luz

Quem sempre teve água tratada na torneira pode não entender a importância deste sistema. Mas, para moradores de Braçanã e Parque da Luz, em Rio Bonito, a chegada da Águas do Rio trouxe uma nova qualidade de vida. “Há alguns anos esperávamos pela rede de água para a nossa rua, mas nunca fizeram nada. Por isso, a gente gastava mais de R$80,00 por mês para comprar água para beber, para cozinhar. Estou feliz porque tudo isso vai mudar pra melhor”, lembrou o pedreiro Maicon Martins Meira, que mora no bairro Braçanã há 7 anos.

Enquanto a obra seguia a todo vapor, colaboradores da concessionária batiam de porta em porta para cadastrar os moradores que, há anos, aguardavam pela chegada da água encanada e tratada com qualidade. “As redes de distribuição, geralmente, ficam distantes da estação de tratamento de água (ETA). Neste caso, a água vem de duas unidades de captação de água bruta, no rio Bacaxá e Serra do Sambê, passam pelo tratamento na ETA, que fica a 9 quilômetros de distância para, então, ser transportada pelas adutoras. Isso mostra a excelência do serviço porque, apesar de toda complexidade, a água chega nas torneiras atendendo aos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Governo Federal”, comentou o Coordenador de Operações da Águas do Rio, Helcio Monteiro.

A água que é transportada pelas tubulações e muda a qualidade de vida dos moradores, é a mesma que se torna mola propulsora para grandes avanços sociais nos lugares onde a concessionária realiza obras. Com a ligação de água cadastrada no sistema da empresa, o cliente passa a ter um comprovante de residência em seu nome e o imóvel onde ele mora se torna mais valorizado.

Mais obras, mais água

Dono de uma empresa metalúrgica na Travessa Antônio Rodrigues, no bairro Parque da Luz, onde também mora há 6 anos com a família, Adriano Souza Soares fez questão de abrir a porta do galpão onde trabalha para mostrar a água caindo da torneira, mas lembra que nem sempre foi simples como agora é. “Todos esses anos eu vivi sem água encanada. Meu vizinho fornecia água através de um sistema de abastecimento improvisado comborracha que eu fiz. Era um perrengue”, contou o empresário.

A chegada da água para Adriano e outros moradores da localidade aconteceu devido à obra de extensão de 90 metros de rede de distribuição de água tratada. Com a nova tubulação, mais de 20 pessoas já estão recebendo água de qualidade fornecida pela Águas do Rio.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...