Notícia

Ver notícia

Obras de melhorias evitam desperdício e garantem abastecimento para duas mil pessoas no Complexo da Mangueira

 O orgulho de viver na Mangueira, comunidade que dá nome a segunda maior vencedora das escolas de samba campeãs do carnaval do Rio, não diminui os problemas diários de abastecimento vividos pelos moradores.  Berço de mestres como Cartola, Carlos Cachaça e Zé Espinguela, o morro ganhou o mundo com alegorias exuberantes que todos os anos desfilam pela Marquês de Sapucaí. O glamour da avenida só não foi capaz, na visão de seus moradores, de chamar a atenção das ‘autoridades’ para os problemas de saneamento da comunidade típicos do século XIX.

Travessa Bastião, vazamento de água há quase um ano é resolvido

Travessa Bastião, vazamento de água há quase um ano é resolvido

Por razões óbvias, as melhores pérolas do cancioneiro popular sobre falta de água retratam o Nordeste. Mas o líquido precioso já deu muito samba no Rio de Janeiro. Aliás, carnaval e meio ambiente têm uma longa história que, há anos, é contada nas letras de sambas-enredo. Em 2006 foi tema da Estação Primeira com o título “Das águas do São Francisco, nasce um rio de esperança“.  Naquele ano, a escola não ganhou, contudo, aflorou nos moradores a esperança de ter saneamento básico na comunidade. O desejo – e direito – de ter os problemas de abastecimento de água e coleta de esgoto resolvidos tomaram novo folego esta semana, quando a Águas do Rio iniciou as primeiras obras de melhoria na comunidade.

Três principais pontos de vazamentos foram extintos garantindo o reestabelecimento da pressão nas tubulações. O primeiro na Travessa da Liberdade, altura do n°26, que segundo os moradores existia há mais de seis meses e onde a água jorrava no quintal das casas por buracos nos canos. O segundo foco de desperdício estava na Travessa Bastião, n° 22, onde o vazamento já ocorria há um ano, e o terceiro, de grande proporção, estava ocasionando perda de pressão na tubulação de 50mm de diâmetro, na Travessa Bela Vista, n°14, que fornece água para quase metade da comunidade, comprometendo a distribuição.

A concessionária também consertou a rede de esgoto na Rua Domingos Ferreira com a troca de um trecho da tubulação e fez a adequação e remanejando do sistema esgoto na Rua da Cerâmica, altura do n°46.  As intervenções beneficiaram aproximadamente duas mil pessoas.

Adriana se diz muito satisfeita com a atenção da Águas do Rio

Adriana se diz muito satisfeita com a atenção da Águas do Rio

Adriana Domingos, uma das líderes comunitárias da região, está feliz com o cuidado da Águas do Rio com os moradores da comunidade. “Ficamos muito satisfeitos com a empresa, porque além de resolver os problemas, também vieram verificar se tudo foi atendido e a nossa opinião sobre a qualidade do serviço prestado. Essa atenção faz diferença”.

Em alguns endereços, o saneamento básico também era uma questão de saúde. “A dona Margarida, uma das pessoas beneficiadas com as obras, sofria tanto com a falta de água, quanto com o retorno de esgoto em sua casa. Hoje, ela vive agradecendo e falando sobre o conserto”, completou Adriana.

A comunidade é marcada pela falta de abastecimento de água. Por isso, a Águas do Rio segue trabalhando com dedicação para identificar as necessidades e executar obras de diferentes portes para solucionar as deficiências, na Mangueira e em várias comunidades em todas as cidades atendidas pela concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...