Notícia

Ver notícia

  Águas do Rio tem levado nomes da sociedade civil para darem seus relatos em palestras da Glocal Experience

 

“Finalmente temos voz”. Pescador de São Gonçalo desde 1985, Edmar de Azevedo Santos, da Associação de Moradores e Pescadores da Ilha de Itaoca, afirma que pela primeira vez em toda a sua vida foi ouvido. Foi na tarde desta terça-feira (12/07), na Glocal Experience, na Marina da Glória, a convite da Águas do Rio. Há quase 40 anos vendo as transformações da Baía de Guanabara, os relatos de quem está na ponta, sofrendo diretamente os prejuízos com o impacto da poluição, deu o tom do debate sobre “Águas, futuro líquido”, na Arena de Diálogos, com mediação de Raul Santiago.

Edmar: ” Finalmente temos voz”

Aos 57 anos, Edmar destacou as mudanças que, geração após geração, são vistas pelos pescadores de São Gonçalo. “Em 85, quando comecei a pescar, tínhamos uma variedade enorme de peixes e camarões. Pescávamos muito, em pouco tempo. Hoje só quem é mais velho lembra desse tempo. Os pescadores mais jovens ficam horas para pegar alguns peixes e, muitas vezes, quando recolhem a rede, só encontram lixo”, relatou o gonçalense, que acrescentou:

“Fomos chamados pela Águas do Rio para formamos um grupo de líderes em São Gonçalo. Nenhuma empresa antes havia entrado em contato com a gente para dar essa oportunidade. Nenhum de nós jamais fez uma palestra. Temos que ter consciência de que a Baía de Guanabara é o nosso quintal, a nossa fazenda, por isso darmos o nosso depoimento é tão importante para mostrarmos o que passamos. Finalmente temos o apoio de uma empresa que olha por nós e pela nossa baía”, destacou o pescador.

Estudantes de Manguinhos

As portas da Glocal Experience também foram abertas para 38 crianças e adolescentes de Manguinhos, da Colônia de Férias do Mandela, convidados pela concessionária. Na conferência do dia, o Fórum da Juventude discutiu a preservação do meio ambiente e como os mais jovens podem ser agentes transformadores. Além de estudantes, atletas dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, trazidos pela ONG Onda Solidária, participaram das atividades disponíveis no evento, entre elas, o barco da Águas do Rio que simula um passeio pela Baía de Guanabara e mostra o caminho para a recuperação ambiental desse patrimônio reconhecido pela ONU.

Atletas da base do Fluminense no stand da Águas do Rio

“Participei da experiência no stand da Águas do Rio e depois de tudo que vi aqui, tenho certeza que nós jovens podemos mudar esse futuro. Sempre que eu passo por perto da Baía de Guanabara penso nela limpa, cheia de pessoas praticando esportes nas águas. Tenho certeza de que veremos isso”, destacou Samuca, atleta do sub-20 do Fluminense.

 

 

Glocal Experience

A Glocal Experience começou neste sábado (9/7) e segue até o dia 17 de julho, na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.