Notícia

Ver notícia

Integrantes do programa Jovem Aprendiz são efetivadas na empresa, e conquistas viram um marco na busca por autonomia e independência

“Minha mãe perdeu a visão de um dos olhos há mais de dois anos e diminuiu o ritmo de trabalho. Para ajudar em casa, me candidatei a diversas vagas, mas não tive o retorno desejado. Foi então que entrei no programa Jovem Aprendiz da Águas do Rio, e tudo mudou para melhor! Aqui tem sido um grande ensinamento para minha carreira, e quero continuar aprendendo para dar um futuro melhor à minha família”, destacou Camile Batista Silva, de 19 anos. Agora, ela está comemorando o primeiro emprego com a carteira assinada.

A moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, não esconde a felicidade por estar começando um novo momento profissional na concessionária: acaba de ser contratada para o cargo de assistente administrativa.

“Ir ao supermercado virou meu ‘evento do mês’. Passo maquiagem e perfume, me preparo toda e vou fazer as compras de casa. Fico muito feliz em poder ajudar. E tenho certeza de que minha mãe está muito orgulhosa, assim como estou também”, vibrou.

Para a Águas do Rio, essas contratações são importantes para oferecer aos jovens a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho e reforçam o compromisso da empresa em garantir a geração de emprego nas cidades onde atua.

“Temos preocupações sociais importantes aqui, e a empregabilidade desses jovens é, sem dúvidas, uma delas. A gente entende que oportunizar o crescimento profissional desses jovens reflete também na construção de futuros mais azuis nos nossos municípios”, ressaltou Bruna Pedrosa, coordenadora de Recursos Humanos da empresa.

É importante destacar que a companhia implantou, em poucos meses de atuação, o Jovem Aprendiz composto 100% por negros (pretos e pardos). Na primeira seleção do programa, feita no início de 2022, todos os selecionados moravam em comunidades, além de 60% serem mulheres.

Realização profissional

A busca pela realização profissional e o encontro de uma vocação são situações almejadas por muitos nos dias de hoje. E na Águas do Rio muitas histórias são capazes de inspirar. A de Esther Lopes, por exemplo, é uma delas.

Esther mora com a família em uma comunidade de São João de Meriti, também na Baixada Fluminense, conhecida como Morro do Embaixador. A menina, de 22 anos, contou que, durante a pandemia, a família passou por muitas dificuldades, pois seu pai perdeu o emprego, e a situação financeira em casa piorou consideravelmente.

Assim como Camile, Esther também foi efetivada no último mês de agosto pela Águas do Rio e já deu início a uma nova jornada em sua carreira também como assistente administrativa. Enquanto jovem aprendiz na concessionária, Esther conseguiu, além de ajudar sua família, ingressar na Faculdade de Administração, muito inspirada por sua rotina no dia a dia do escritório.

“Agora eu sei o que realmente quero seguir na vida profissional. Tenho um norte e amo que eu faço!”, celebrou.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.