Notícia

Ver notícia

Retorno de esgoto nas casas é o principal problema nas duas comunidades na Zona Norte do Rio

 

Uma dor de cabeça que, infelizmente, não é incomum em comunidades é o retorno de esgoto, que afeta principalmente o andar térreo das casas. O problema foi apontado como a principal causa de reclamações dos moradores dos Morros do Cruz e Casa Branca, localizados na Tijuca, Zona Norte do Rio. O relato foi feito pelos líderes comunitários, Alexandre Jesus e Nataly Claudino, durante um encontro com a equipe de Relacionamento Social da diretoria de Comunidades, que visitou a região para apresentar o programa Afluentes.

O retorno do esgoto é um problema que pode ocorrer por uma série de razões. As principais são o descarte de itens inapropriados no vaso sanitário, como fio dental, absorventes higiênicos, preservativos, plásticos, embalagens e lenços de papel. Além do entupimento da estrutura hidráulica e da rede de esgoto, ocorre também maior consumo de água para dar descarga. O despejo de óleo usado na pia da cozinha, fios de cabelo nos ralos e sobrecarga das tubulações em dias de chuva são outros problemas.

Nataly e Alexandre com equipe social da Águas do Rio

Nataly e Alexandre com equipe social da Águas do Rio

Nataly Claudino e Alexandre Jesus, presidentes das associações de moradores do Morro do Cruz e Morro da Casa Branca, respectivamente, conheceram alguns projetos da Águas do Rio, como o Afluentes, que mantém um canal de relacionamento direto com as lideranças para atender de forma mais direta os problemas da comunidade.

“Temos um reservatório com algumas rachaduras que precisam ser consertadas para evitar vazamento.  Que bom que vocês estão aqui para podermos mostrar esse problema para que seja resolvido o quanto antes”, pontuou Nataly para a equipe de Relacionamento Social.

O Morro da Casa Branca, comunidade com mais de 2,5 mil moradores, tem problemas com a coleta e tratamento do esgoto, sendo uma problemática antiga da região. “Não temos o que reclamar sobre a água, visto que temos três reservatórios que atendem a comunidade. Mas o esgoto é bem complicado e precisamos de melhorias. Toda semana recebo reclamações dos moradores sobre entupimento e retorno”, disse Alexandre.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.