Notícia

Ver notícia
Águas do Rio promove caminhada ecológica para conscientizar a população da Guararapes, no Cosme Velho, sobre a importância de cuidar do meio ambiente

Os riscos de viver num cenário degradado e, consequentemente, a importância de preservar o meio ambiente foram assuntos abordados durante uma caminhada ecológica às margens do Rio Carioca, na Zona Sul da capital fluminense. Promovida pela Águas do Rio, a iniciativa reuniu, nesta quarta-feira (26/3), moradores da comunidade do Guararapes, no Cosme Velho, integrantes de organizações cujo foco são questões ambientais e funcionários da concessionária. Na ocasião, o grupo plantou mudas de árvores, debateu ações de preservação para a região e celebrou o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.

Durante o percurso foram fixadas placas informativas que destacavam a importância de preservar recursos hídricos. Analista ambiental da concessionária, Amanda Mendes falou sobre a história do Rio Carioca e como protegê-lo.

“Essa conversa com os moradores foi importante para mostrar que eles são nossos parceiros. A empresa trabalhou para que o esgoto não fosse despejado no rio, e o papel deles é fundamental para manter o local limpo, não jogando lixo e orientando os vizinhos a fazerem o mesmo”, explicou Amanda, ao lado de membros do Guardiões do Rio e Guardiãs da Mata, projetos da prefeitura que atuam na limpeza e conservação de rios e canais e da Mata Atlântica.

Moradora da Guararapes e integrante do Guardiãs da Mata, Monique Maria comemorou a iniciativa.

“O evento foi muito proveitoso. Espero que as placas incentivem os moradores a manterem o rio limpo. Esse não deve ser um compromisso somente meu, mas de toda a comunidade”, disse ela.

Supervisora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Natalia Souza considerou a ação um sucesso.

“Com a caminhada, vimos a importância de preservar não apenas o rio, mas também todo o ecossistema que depende dele. Além disso, cada árvore plantada foi um gesto de cuidado com as futuras gerações, um lembrete de que é responsabilidade de todos proteger os recursos naturais que nos sustentam”, disse Natalia.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...