Notícia

Ver notícia

Curso de estética para dezenas de mulheres da Zona Norte do Rio tem o apoio da Águas do Rio

Trinta moradoras de comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro participaram de um curso de capacitação cujo propósito era, entre outros, oferecer noções de empreendedorismo e geração de renda. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Águas do Rio e o Instituto Viver em Crescimento, e as aulas de lash design (design de cílios) aconteceram na Biblioteca Parque de Manguinhos.

Na ocasião, a concessionária forneceu kits completos para que as novas profissionais saíssem das aulas podendo colocar em prática o que haviam acabado de aprender. Gerente de Responsabilidade Social da empresa, Mariana Laercio explicou que a missão da companhia vai muito além de oferecer um serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de qualidade:

“Capacitações como essa não se resumem a beleza. Estamos falando de empoderamento feminino e de um futuro melhor para a sociedade fluminense. A Águas do Rio trabalha e se empenha para promover essa transformação”, disse Mariana.

Durante as aulas, as participantes também compartilharam perspectivas e conhecimentos. Juliane Campos, uma das alunas mais empolgadas, destacou que oportunidades e a educação são determinantes para o crescimento profissional e o autoconhecimento das pessoas.

“Este curso foi uma bênção na minha vida. Agradeço a todos que tornaram isso possível. Agora, não só posso realçar a beleza dos outros, mas também a minha própria. É um presente que vou levar para sempre em meu coração.” 

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela lash designer Renata Macedo, que não escondeu a empolgação com a ação.

“Eu sempre tive o desejo de apoiar a qualificação de mulheres. E ter o apoio de tanta gente que compartilha do mesmo sonho que o meu é gratificante. Esse é apenas o primeiro passo de uma carreira de sucesso que vocês terão”, disse ela diante da turma. 

Para a coordenadora de projetos e fundadora do Instituto Viver em Crescimento, Leila Nunes, poder oferecer cursos profissionalizantes para jovens e mulheres oriundas de comunidades é um compromisso antigo. Cria da Mangueira, onde surgiu a organização, Leila acredita que somente proporcionando oportunidades reais é possível dar uma nova perspectiva de vida para pessoas de todas as idades.

“Esse curso é um exemplo brilhante de como, por meio do empoderamento feminino, podemos mudar a vida de famílias. Estamos orgulhosos de fazer parte desta jornada”, afirmou. 

Atuação em 525 comunidades

Durante o curso, Mariana Laercio apresentou dados sobre a atuação da Águas do Rio nas comunidades do Rio de Janeiro – são em torno de 700 na área de concessão da empresa, sendo 525 somente na capital. Ela destacou que, além das ações de capacitação profissional, canais foram abertos com lideranças comunitárias e há o apoio a empreendimentos locais. Um registro importante que mostra o compromisso da companhia com a inclusão está no número de funcionários e também foi lembrado: dos oito mil contratados, 4,5 mil são oriundos de comunidades.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...