Notícia

Ver notícia

Iniciativa tem o apoio do Instituto Aegea e da Águas do Rio e apresenta oficina de capacitação para professores da rede pública

O projeto educacional “Imagens que Transformam” chegou a Miracema, no Noroeste Fluminense, e na cidade serrana de Cordeiro. Com apoio do Instituto Aegea e da Águas do Rio, a primeira etapa da iniciativa foi marcada pela realização de oficina pedagógica para cerca de 20 professores da rede pública desses municípios, capacitando os participantes a desenvolverem com alunos campanhas de utilidade pública que incentivem atitudes positivas sobre a água.

“Acreditamos muito que a educação é a chave para transformar a vida de todos. Iniciar esse projeto nos municípios onde atuamos vem ao encontro do nosso propósito de movimentar vidas. Estamos trabalhando a conscientização por meio das crianças, que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, afirmou o diretor-superintendente da concessionária, Pedro Freitas. 

A iniciativa, que já havia passado por Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, utiliza a fotografia e a linguagem publicitária como meios de expressão e envolve alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que terão suas produções submetidas a etapa de Votação Popular e Comissão Julgadora, para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Na sequência acontecerá o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária.

Os resultados poderão ser expostos em campanhas nas mídias (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada cidade e a publicação do livro “Imagens que Transformam” com as campanhas de todas as cidades participantes.

Professor miracemense de Ciências, Vitor Cyrino acredita que os estudantes vão gostar de participar do projeto, que, para ele, é uma oportunidade de deixar as aulas mais dinâmicas, com uma metodologia ativa e onde o aluno é o protagonista.

“A oficina foi muito boa. Trabalhamos o tema água, utilizando uma ferramenta que todos têm acesso. Tenho certeza que eles vão participar muito”, disse Vitor.

De acordo com a coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Cordeiro, Bárbara Topini, a primeira etapa do programa foi concluída com êxito.

“Conquistamos os professores durante a oficina. Eles interagiram do início ao fim e, agora, vão implementar as atividades com os alunos. Tenho certeza que será um sucesso na nossa cidade”, disse Bárbara.

O projeto Imagens que Transformam é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e produzido pela Flamingo Comunicações. Oito cidades do país estão no roteiro de apresentação: Miracema (RJ), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água