Notícia
Ao todo, 496 pessoas foram impactadas pelas ações de responsabilidade social que incluíram atividade em pareceria com a área de Meio Ambiente
Os problemas ambientais estão cada vez mais inseridos no debate social e político em todo o mundo. O tema ganha maior destaque em junho, mês instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a sociedade possa debater ações que tornem a vida na terra mais sustentável hoje e amanhã. É dentro dessa agenda que a Águas do Rio realizou ações educativas em cinco instituições de ensino na capital do Rio, onde mais de 250 pessoas, entre alunos e professores, puderam participar da ação educativa A Água Que Queremos e mais de 240 alunos participaram de palestras de conscientização ministradas pela área de Meio Ambiente.
Na Água Que Queremos, de forma lúdica, as crianças participaram de uma dinâmica, aprendendo sobre o caminho que a água faz desde a captação, passando pela etapa de tratamento, consumo e descarte correto na natureza. Elas montaram uma maquete simulando uma cidade, com prédios, sistemas de captação, estações de tratamento de água e esgoto e aprenderam hábitos sustentáveis.
“Essa é uma ação muito importante para a construção da consciência ambiental das crianças. Fico feliz que esse tipo de iniciativa tenha chegado na nossa escola”, disse Lídia Maria, professora da Escola Municipal Edmundo Bittencourt.
Complementando as ações voltadas para o tema ambiental, 21 meninas do núcleo de assistência social do Instituto Bezerra de Menezes visitaram o Espaço Ecos na Lagoa para conhecer a exposição “Lagoa Vive”, que mostra o trabalho de recuperação ambiental do mangue. A mostra é apresentada pela Águas do Rio e pelo biólogo Mário Moscatelli, que desde novembro passado são parceiros na preservação do ecossistema local. Ao final da visita, as crianças realizaram a soltura de um casal de caranguejos com a ajuda da equipe do projeto.
“É muito gratificante poder fazer esse trabalho social que estimula a educação ambiental e observar a interação das crianças com o espaço e perceber que se importam com futuro do meio ambiente. Nosso papel é mostrar para eles a importância de cada um fazer a sua parte para preservação da natureza,” disse Marcella Gonçalves, analista de responsabilidade social da Águas do Rio.
Já o pequeno Thiago Neivas Nunes, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Thomas Mann, resumiu o que sentiu após a experiência: “Eu achei muito bacana! A gente poderia fazer mais vezes isso”, finalizou.