Notícia

Ver notícia

Mais de 600 pessoas circularam pela exposição itinerante que tem como objetivo compartilhar boas práticas ambientais

O último final de semana teve feriadão com programa gratuito e educativo para os mageenses. É que o projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” estacionou o caminhão com a exposição itinerante na Praça 7 de Setembro, em Piabetá, 6º Distrito de Magé, na Baixada Fluminense. Com o tema “Ciclo da Água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exibição tem como objetivo promover a consciência ambiental.

A mostra se encontrava em um caminhão que contava com atividades de realidade virtual, instalações artísticas, além de estrutura para cinema, onde a população pode se divertir e, ao mesmo tempo, aprender bastante sobre sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos. O projeto recebeu exclusivamente alunos da rede municipal de ensino nos dias 19 e 20 de abril. Já nos dias 21 e 22, a mostra foi aberta ao público geral e ainda contou com apresentação de curtas-metragens ambientais através do “Cine ao Ar Livre”.

“Foi uma satisfação imensa trazer os alunos do pré-escolar nesse evento bacana que é o projeto Olho D’Água. Eles já têm afinidade com a realidade virtual e fiquei muito feliz ao ver o sorriso no rostinho de cada um. É gratificante enquanto profissional proporcionar algo tão educativo e lúdico para eles”, afirmou Tatiane de Souza, diretora da Escola Municipal Professora Geralda Alves da Silva.

De acordo com Luciana Muniz, coordenadora de Responsabilidade Social, com atuação na Baixada Fluminense, trazer mostras assim como o Olho D’Água para a região intensifica o trabalho que já vem sendo realizado pela concessionária.

“Esse projeto leva à população, tanto crianças quanto adultos, a chance de poder vivenciar experiências imersivas com o objetivo de fomentar a preservação ambiental. E esse também é o papel da empresa, pois temos um compromisso social e ambiental nas cidades em que atuamos levamos água tratada”, destacou.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio e do Instituto Aegea, com apoio da Prefeitura Municipal de Magé.

Exposição ainda vai percorrer nove municípios do Rio de Janeiro nesta temporada

Em 2023, o projeto cultural iniciou as atividades no mês de março e já percorreu seis municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ainda em abril, o projeto seguirá para o município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em maio, fechando a temporada, será a vez dos municípios de Itaocara e Miracema, na Região Noroeste; e Duas Barras, na Região Serrana do Rio.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...