Notícia

Ver notícia

Levantamento da Águas do Rio foi apresentado em encontro com cerca de 200 líderes comunitários

Mudar a vida de milhares de pessoas é o que motiva, diariamente, os colaboradores da Águas do Rio. Só em comunidades da capital fluminense, 80 mil pessoas tiveram acesso à água tratada distribuída pela rede pública de abastecimento, pela primeira vez, resultado do trabalho da concessionária em 2022. Os dados foram apresentados para cerca de 200 líderes comunitários destas localidades, que fazem parte do  ‘Afluentes’, um programa da Águas do Rio criado para estabelecer um canal direto de comunicação, viabilizando a identificação e resolução das principais necessidades relativas ao saneamento básico.

“Nesse encontro, fizemos uma prestação de contas para essas pessoas, que diariamente apoiam nossas ações para melhorar o saneamento em suas regiões. Mostramos o avanço dos serviços de água e esgoto, os benefícios alcançados e refletimos sobre os desafios, que certamente vamos superar juntos, em 2023”, disse Guilherme Campos, diretor superintendente de Comunidades da Águas do Rio.

No balanço apresentado, em um ano de atuação, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária mapeou 668 comunidades, cadastrou 912 lideranças e realizou 405 reuniões para diagnósticos e definição de melhorias. A partir desses levantamentos, 25 mil serviços foram solicitados por meio das lideranças e solucionados pela empresa.

 

Waldir Cavalcante, líder da comunidade do Parque da Cidade

“Temos um canal direto com a empresa, que acolhe e busca resolver os nossos problemas. É uma mudança muito grande, só de saber que somos escutados. Mesmo que alguma solução demore mais, os moradores até aceitam melhor, porque sabem que todo o possível está sendo feito. E isso, é muito importante. O Afluentes é um marco para os líderes e para as comunidades”, conta Waldir Cavalcante, líder da comunidade do Parque da Cidade, um dos quase 200 líderes presentes no encontro.

 

 

 

Empregabilidade

Outro número relevante é o de contratação: dos oito mil empregos gerados pela companhia, 4.500 foram preenchidos por pessoas que moram nas comunidades do estado. “Quando anunciamos as vagas de emprego, a procura foi baixa porque muitos não sabiam fazer um currículo, ou ainda, tinham receio de sinalizarem que moravam em comunidades. Oferecemos uma oficina de currículos e capacitamos muitos desses moradores que hoje são nossos colaboradores, atuando na região onde moram”, acrescenta o superintendente.

Saúde e dignidade

Em apenas um ano, cerca de 180 mil pessoas passaram a ter um sistema de esgotamento sanitário regular e 200 mil foram beneficiados com melhorias no abastecimento de água. Ao todo Águas do Rio implantou 10 mil metros de rede de esgoto e 11 mil metros de rede de água, além da recuperação e reativação de unidades importantes, como os reservatórios do Morro da Coroa, Babilônia, Vietnã e ativação de nove estações de bombeamento de esgoto nos complexos de Acari, Maré e na comunidade do Arará. As ações beneficiaram mais de um milhão de pessoas dentro das comunidades.

“Uma das características do grupo ao qual pertencemos, Aegea, é adaptar a operação a todo tipo de território: das comunidades ribeirinhas do Amazonas aos morros da capital do Rio. Nessa trajetória, aplicamos técnicas adequadas a cada necessidade para garantir a segurança operacional e sempre buscamos a parceria das lideranças, com quem avançamos na implantação do saneamento básico. O resultado é mais saúde, dignidade e qualidade de vida nas comunidades que eles representam. Executamos mais de 80 mil serviços diversos e conhecemos histórias emocionantes em cada lugar por onde passamos. Por isso, esse encontro também é uma grande confraternização e reconhecimento pelo grande apoio desses líderes”, afirma Renan Mendonça, diretor executivo da Águas do Rio.

Todos esses números foram apresentados para os presentes, em forma de vídeo, histórias inspiradoras e conversas. Durante a troca, os líderes aproveitaram para tirar suas dúvidas em relação às melhorias nas suas regiões.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.