Notícia

Ver notícia

Com atividades lúdicas e educativas concessionária promove conscientização e mobiliza jovens estudantes de sua área de atuação

 

Com o objetivo de mostrar a importância da preservação ambiental para o público jovem, a Águas do Rio deu início nesta quinta-feira (11/08), para as 27 cidades onde a concessionária atua, o programa Saúde Nota 10. Na Baixada Fluminense, mais de 700 estudantes das cidades de Queimados, Nova Iguaçu e Mesquita participaram das atividades oferecidas pela empresa. O Programa proporciona aos professores e alunos das escolas públicas a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.

“Abordar estas temáticas de forma lúdica no ambiente escolar é um atrativo para as crianças. Elas aprendem, refletem, e acabam levando para suas famílias assuntos ligados a importância do saneamento básico. A parceria entre a Águas do Rio e as secretarias de educação abre portas para a o Programa Saúde Nota 10 compreender a realidade deste público e partilhar conhecimentos sobre bons hábitos em relação ao uso consciente da água, assim como descarte adequado do esgoto”, explica Luciana Muniz, coordenadora da equipe da Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Juliana Bandeira, diretora da unidade

Além das palestras, os estudantes participaram também de outras atividades, como contação de histórias, para o público infantil e o ‘Embaixadores do Saneamento’, que é um grande jogo de tabuleiro com informações sobre saneamento básico, onde participantes se tornam peças que avançam as casas, após responderem corretamente as perguntas.

“Acho de grande importância as atividades que a concessionária realizou com os alunos, porque desde pequenos eles começam a aprender brincando sobre o tratamento da água, saneamento básico e educação ambiental”, disse Juliana Bandeira, diretora da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no bairro de Banco de Areia, em Mesquita.

SAÚDE NOTA 10

O projeto Saúde Nota 10, implementado pela Águas do Rio em toda sua área de atuação, irá oferecer atividades para mais de 140 mil estudantes de escolas públicas, conscientizando e mobilizando quanto a questões ambientais, tendo como pano de fundo o saneamento básico.

A iniciativa proporciona aos professores e alunos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos. Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.