Notícia

Ver notícia

Com a chegada do Verão, Águas do Rio reforça manutenção em seis poços que abastecem a unidade de tratamento de Gargaú

Com a chegada da estação mais esperada pelos turistas que frequentam São Francisco de Itabapoana, o verão, a Águas do Rio finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção de seis poços que abastecem a unidade de tratamento de Gargaú, no norte do estado. Como a temporada registra um aumento grande do consumo de água, a concessionária prepara um cronograma de ações preventivas para garantir a plena distribuição.

Além do tratamento necessário feito diariamente, os poços passam por desinfecção periódica para garantir a qualidade da água levada a cada torneira. Segundo o supervisor de operações, Edilon Cardoso, que acompanha as ações da equipe, a limpeza é bastante detalhista e não impacta o sistema, pois é feita alternadamente em cada um. “O objetivo é limpar a superfície do poço, permitindo melhor qualidade da água e aumentando a vazão. O processo inteiro em cada poço leva em média dois dias para garantir que alcance todo o espaço e profundidade. Após a finalização do serviço, a equipe faz as medições necessárias verificando se está tudo de acordo e liberando o uso daquele poço novamente”, explica.

Ainda no plano verão, mais duas ações estão sendo implementadas para garantir o fornecimento de água: a instalação de um gerador de energia elétrica na unidade de Gargaú e de uma bomba de maior vazão no poço Cacimbão que abastece a estação de tratamento de água de Praça de João Pessoa.

De acordo com o gerente operacional e comercial, Malcom Bispo, o gerador fica num ponto estratégico, já que em Gargaú, além da unidade de tratamento, do sistema de bombeamento e reservatório, fica também um dos poços. “Nossa ideia é que o gerador atue, na falta de energia, garantindo o abastecimento da cidade, já que nesta unidade temos as condições necessárias para não interromper o fornecimento e ele poderá ser movimentado para outros pontos, caso precise”, explicou.

População faz sua parte

A concessionária orienta ainda que, além do que é realizado por ela nesta época do ano, os proprietários de casas na cidade devem checar as condições dos reservatórios internos, como caixas d’água e cisternas, fazendo a limpeza dessas e desprezando a água que estiver muito tempo parada. Com o aumento da demanda, é fundamental que a capacidade de reserva de água esteja de acordo com o necessário para cada consumidor, e assim estejam preparados para a alta temporada.

Para os clientes que ainda não estão ligados ao sistema de abastecimento de água, a solicitação pode ser feita na loja, que fica na Estrada Júlio Gomes Marinheiro, 2 Centro, pelo 0800 195 0 195 ou pelo aplicativo Águas App. É importante também que, após realizada a ligação de água na residência, o proprietário entre em contato para a atualização dos dados cadastrais.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.