Notícia

Ver notícia

Águas do Rio também promoveu palestras e exibiu filme sobre saneamento básico durante ações em sete cidades

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre 2 e 9 de junho, a Águas do Rio promoveu palestras e exibiu filme sobre saneamento básico no interior do Rio de Janeiro. Além disso, foram realizados plantio de mudas de árvores nativas e limpeza do Rio Paraíba do Sul em Cambuci – nesta iniciativa, em parceria com o grupo “Juntos pelo Paraíba do Sul”, foi retirada quantidade equivalente a um caminhão de lixo do rio, onde também aconteceu a soltura de peixes de espécies nativas para repovoamento. As ações, ocorridas em sete cidades sob operação da concessionária, impactaram cerca de 700 estudantes.

Segundo o fundador do projeto, Bruno Parrilha, a limpeza foi a sétima realizada por voluntários de Cambuci e contou com o apoio de diversos parceiros. “Este ano, mais uma vez, nosso projeto foi um sucesso e pudemos contar com o apoio da Águas do Rio. Para nossa alegria, encontramos uma quantidade de lixo equivalente à metade do que foi achada ano passado. Isso é fruto de ações de conscientização. Também trabalhamos a educação ambiental em parceria com a prefeitura e outros parceiros. Nosso objetivo é manter o rio vivo para as futuras gerações e ter mais pessoas engajadas a cada ano”, disse Bruno.

Serralheiro em Cambuci, Moises Andrade, mais conhecido como Mineiro, percorreu o rio de barco, retirando todo o lixo encontrado. “Tiramos muitas garrafas, sacolas, fraldas, a gente acha de tudo. O que eu mais quero é que meu filho possa curtir esse rio maravilhoso e veja a beleza dele. Tenho certeza de que estamos fazendo com que mais pessoas entendam a importância do Paraíba do Sul e ajudem a preservá-lo”, ressaltou.

Cerca de 700 estudantes mobilizados

Durante a Semana do Meio Ambiente, equipes promoveram palestras sobre a importância do tratamento da água em escolas públicas de Miracema e São Sebastião do Alto (nos distritos de Ipituna e Ibipeba) e a exibição do ‘Cine Águas’ em Rio Bonito, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), Aperibé e na Associação Pestalozzi de Itaocara, filme que aborda o saneamento básico.

Também foram plantadas mudas de árvores nativas em Itaocara, São Sebastião do Alto e em Cachoeiras de Macacu, neste caso em parceria com o projeto Reserva Ecológica de Guapiaçu.

“As palestras foram ótimas, e os nossos alunos tiraram dúvidas e saíram com mais conhecimento. Falar sobre a importância da água acrescentou muito para a nossa escola”, disse a professora de Ciências Grazielle Rosalino, do Colégio Estadual José Cardoso de Moraes, em São Sebastião do Alto.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.