Notícia

Ver notícia

Objetivo é auxiliar as lideranças a criar estratégias para fortalecer e desenvolver o seu papel em suas regiões

Cerca de 60 lideranças comunitárias da capital participaram de um workshop na sede da Águas do Rio. O evento, que teve o objetivo de fortalecer entidades e associações locais, aconteceu em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio.

Para José Roberto, presidente da comunidade Céu Azul, no Engenho Novo, o evento ajudou a elucidar ideias que sua associação precisava tirar do papel. “Alguns pontos como a implementação de um contador e a criação de um estatuto são fundamentais para chegarmos a soluções importantes para a comunidade. Nem todo presidente tem acesso a essas informações ao assumir a posição”, comentou José Roberto.   

Rodrigo Sobral, da comunidade do Guarabu, na Ilha do Governador, compartilha do sentimento. “Foram grandes os conhecimentos que tivemos sobre formalização da associação de moradores. Aprendi na teoria os requisitos legais que tentamos fazer na prática. Agradecemos demais a Águas do Rio.”, disse Rodrigo. 

De acordo com o diretor superintendente, Guilherme Campos, a concessionária, por meio do programa Afluentes, identificou necessidade de capacitar e oferecer informações às lideranças comunitárias. 

“Essa iniciativa tem a finalidade de ampliar o conhecimento das lideranças para que elas possam desenvolver ainda melhor os seus papéis dentro das comunidades. Isso envolve empatia e a busca pela dignidade para uma população socialmente vulnerável.”, disse Guilherme Campos. 

O treinamento foi realizado pela publicitária Claudia Matos, da agência Oito Impacto Positivo. Ela acredita no fortalecimento e empoderamento dos atores sociais como oportunidade de ampliar o impacto positivo que as lideranças desempenham em seus territórios.  

“Tive a oportunidade de ver muitas iniciativas de base que não conseguiam se manter ou ampliar por falta de informação. Ajudar nessa jornada é uma ação muito importante de responsabilidade social corporativa e dou parabéns à Águas do Rio pela iniciativa”, considera. 

Após a conclusão dos workshops, todos os participantes recebem certificados fornecidos pela Águas do Rio, além de contarem com acompanhamento de um profissional da área contábil que, durante um mês, oferecerá dicas e orientações sobre finanças para formalização de suas associações e instituições. 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados