Notícia

Ver notícia

Programa De Portas Abertas recebe 22 lideranças de comunidades para mostrar tecnologia a serviço do saneamento básico

“Tenho 38 anos e nunca soube de golfinhos na Baia de Guanabara. Ver a notícia na imprensa e no Instagram da Águas do Rio é gratificante”. A fala é da presidente da associação de moradores do Parque Alegria, Ariane Souza, uma das favelas do complexo do Caju, no Centro, após conhecer a sede da Águas do Rio. Acompanhada da equipe de Responsabilidade Social da Superintendência de Comunidades, ela e outros 21 líderes de comunidades do Rio visitaram as instalações do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária. A iniciativa, que faz parte do programa De Portas Abertas, mostra os bastidores das operações da empresa.

A ação ocorreu em dois dias consecutivos, e os grupos foram divididos entre lideranças da zona norte (Guarabu, Parque União, Amarelinho, Serrinha e Faz Quem Quer) e outro da Zona Sul (Complexo do Caju, Complexo do São Carlos e Ocidental-Fallet/Fogueteiro/Pereirão).

O COI monitora, em tempo real, mais de mil pontos de distribuição de água e dispõe de softwares e equipamentos automatizados capazes de analisar inúmeras variáveis, como pressão, vazão, temperatura, energia e produtos químicos, otimizando a gestão dos sistemas de água e esgoto. O sistema surpreendeu os visitantes que desconheciam a complexidade das operações.

“É grandioso ver a complexidade que está por trás de todo o sistema de saneamento da cidade. Todos os pontos no mapa sendo monitorados em tempo real e o controle de ações.”, disse Luciane Costa, a líder do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda.

Leandro Souza, presidente da associação de moradores do Complexo de São Carlos

Leandro Souza, presidente da associação de moradores do Complexo de São Carlos, ficou surpreso com os números de pessoas atendidas pela concessionária e de lideranças cadastradas e integradas no programa Afluentes. “Nós de dentro da comunidade não temos consciência de todo esse trabalho de aproximação. Apresentaram um lado de números e resultados que quem está dentro da comunidade não conhece. A relação da Águas do Rio com a minha comunidade é ótima e atende a todas as minhas solicitações.”, disse Leandro.

Além da notícia dos golfinhos, Ariane, também ficou impressionada com a explicação de como é feito o controle da equipe do COI. “Fiquei impressionada com a estrutura e não tinha dimensão de como funcionava a captação e distribuição da água. É bom saber que as mudanças estão acontecendo.”, comentou.

O diretor superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, explicou que a sala conta com equipamentos de última geração, pensados para proporcionar maior eficiência e conforto para os profissionais, que precisam ficar focados na operação.

“O COI cumpre um papel estratégico fundamental para as nossas comunidades. É o polo de acompanhamento, gerenciamento e tomada de decisões de grande envergadura de qualquer ordem, programada ou emergencial, que afete os serviços para a população”, disse Guilherme, para as lideranças.

O diretor executivo da superintendência de Comunidades, Renan Mendonça, enfatizou que o programa De Portas Abertas tem a importância de aproximar a concessionária dos líderes comunitários, além de mostrar como é o funcionamento da empresa.

“É muito importante trazê-los aqui para conhecer a sede da Águas do Rio e um pouco do nosso dia a dia, do trabalho atrás dos monitores das equipes do COI e WhatsApp Center. Hoje, as lideranças puderam acompanhar como funciona a operação e acompanhamos todos os serviços que estão na rua em tempo real, e como a gente vem trabalhando para melhorar a prestação de serviços no Rio de Janeiro”, acrescentou.

A gerente de Responsabilidade Social, Syvia Passos, acredita que as visitas das lideranças sempre superam expectativas. “O programa De Portas Abertas é fundamental, pois ele estreita o relacionamento com as lideranças comunitárias. Foi a primeira vez que nossos líderes tiveram a oportunidade de conhecer parte da estrutura da Águas do Rio”, contou Syvia Passos.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.